.

"Bem-Aventurados os Mansos"

“Bem-aventurados os mansos,
porque eles herdarão a terra.”
— Mateus 5:5

PTG_WM_FrontCover

Mansidão, hoje em dia, é considerada fraqueza. No entanto, Jesus nos disse, “Bem- aventurados os mansos”! Nós maridos lidamos com nossas esposas basicamente de duas maneiras: ou apaticamente ou usando a abordagem do “amor duro”. Neste capítulo iremos buscar a Palavra do Senhor para descobrir a Verdade a respeito do amor duro

Amor é.... Deus nos dá uma descrição do amor; veja se você pode encontrar a palavra “duro” ou qualquer palavra ainda que remotamente similar. “O amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha . . .” (1 Co. 13:4-8). 

Isso eu vos mando. Outra ideia muito popular na igreja hoje em dia é que o amor é uma escolha. Leia comigo o seguinte versículo para ver se Deus nos diz que podemos “escolher” amar, ou se Ele ordena que amemos aos outros como seguidores de Cristo? “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15:17). 

Faça o bem, abençoe. Às vezes quando nossas esposas agem de forma inapropriada, especialmente se elas nos forçam ou manipulam, nós as colocamos no lugar delas. Essa é ou não a hora de mostrar-lhes amor? “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam” (Lc. 6:27-28). O Senhor nos deu três escolhas ao lidarmos com aqueles com quem preferiríamos sermos duros: fazer o bem a eles, abençoá-los ou orar por eles. 

Amai os vossos inimigos. Nessa passagem Deus é ainda mais claro; Ele ainda adverte aqueles que amam apenas o digno de amor. “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem... porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mt. 5:44-46). 

Vença o mal com o bem. No livro que nos encoraja a sermos “duros”, o autor nos diz que devemos “confrontar” a fim de causar uma crise (em outras palavras, nós devemos tratar os assuntos com nossas próprias mãos). Porém, as Escrituras nos dizem que devemos dar lugar à Sua ira. “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes. Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Não torneis a ninguém mal por mal. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: a mim pertence a vingança; Eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá- lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm. 12:12, 14, 17, 19 e 21). 

Sede vós perfeitos. Alguns autores, e mesmo vários pastores, nos têm dito que Deus não espera que nós sejamos perfeitos. O que Deus diz Ele mesmo? “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt. 5:48). 

Não fazia ameaças. Quando você sente vontade de revidar à sua esposa e não o faz, é muito frustrante. Leia a explicação de Deus: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos... Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele (Deus) que julga retamente” (1 Pe. 2:21-23). 

Eles herdarão a terra. Talvez você esteja receoso de que se não tratar os assuntos com suas próprias mãos e tomar uma “postura dura”, os outros (até Cristãos) vão te dizer que você é um “capacho”. Deixe-me lembrá-lo quem Jesus disse que são bem-aventurados. “Bem-aventurados são os mansos, porque herdarão a terra” (Mt. 5:5). 

A justiça de Deus. Você pode até se lembrar de quando Jesus virou as mesas no templo. Não use essa desculpa para dizer que você tem “razão” em ficar irado com os outros. Deus diz que Ele é um Deus ciumento; nós também podemos ser ciumentos? “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar; porque a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tiago 1:19-20). 

Para que não façais o que quereis. Quando nós temos o impulso de fazer ou dizer algo às nossas esposas que seja tudo menos manso e amável, então estamos caminhando na carne e, portanto, não estamos andando no espírito. “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer..., Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl. 5:16, 17, 22-23). O antigo ditado “Faça com os outros como você gostaria que fizessem com você” é baseado nessa Escritura: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Lc. 6:31). 

A bondade de Deus. Satanás tenta nos enganar nos fazendo crer que ao confrontarmos ou sermos rudes e firmes, nós mudamos a outra pessoa. Se isso funcionasse, por que Deus usaria de bondade para nos atrair para o arrependimento? Pecadores não se ajoelham no altar para aceitar o Senhor porque pensam que serão criticados ou castigados, não é mesmo? “Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Rm. 2:4). 

Ninguém verá o Senhor. Outra razão extremamente importante para suas ações pacíficas para com a sua esposa e outros é que temos que permitir que os outros vejam Cristo em nós. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14). 

O ministério da reconciliação. Nós devemos ser embaixadores de Cristo na reconciliação. “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2Co. 5:18-20). Falar às nossas esposas com bondade e amor é a única maneira que funcionará em relação à restauração e a felicidade! 

Vocês que são espirituais. Essa Escritura é uma medida para a nossa espiritualidade. Você consegue corrigir a sua esposa em espírito de brandura? “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gl. 6:1-2). Esta Escritura nos adverte para sermos amáveis com os outros quando pecarem contra nós ou nos tornaremos suscetíveis à mesma tentação. 

Praticantes da Palavra. É importante que aprendamos a Verdade e concordemos com o que vemos nas Escrituras, mas nós não podemos parar por aí. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. . . não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tg. 1:22,25). “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg. 4:17). 

Arrastados pelo erro. Deus nos tem advertido para que não ouçamos ou sigamos homens que nos falam algo contrário às Escrituras. “Empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada... em cujas epístolas há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, caiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Pe. 3:14-18). 

Perdão 

Muitos homens não perdoam suas esposas porque eles não entendem completamente as graves consequências de sua falta de perdão. Vamos procurar as Escrituras para ver o que Deus diz sobre perdoar os outros. 

A pergunta que podemos estar nos fazendo é por que devemos perdoar? 

Porque Deus nos perdoou. “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef.4:32). 

Porque Jesus derramou o Seu sangue. Jesus derramou o Seu sangue para o perdão dos pecados. “...todas as coisas... se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão” (Hb. 9:22). “Porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mt. 26:28). 

Reafirme seu amor por ela, para aliviar a tristeza da transgressora. “....De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor” (2 Co. 2:7-8). Pode ser que isso vá contra o nosso temperamento já que muitos de nós podemos ter um histórico de ataques e tentativas de encontrar defeitos em nossas esposas. 

Somos ignorantes quanto aos desígnios de Satanás? “...porque, de fato, o que tenho perdoado ..., por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2 Co. 2:10-11). 

Perdoe-a de coração. Deus disse que Ele não irá te perdoar se você não perdoar os outros. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt. 6:14-15). “ Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão” (Mt. 18:35). (Leia todo o texto de Mateus 18: 22-35). 

Mas os ofensores não deveriam se arrepender antes de eu perdoá-los? 

Pai, perdoa-os. Aqueles que crucificaram Jesus não pediram perdão nem expressaram arrependimento pelo que estavam fazendo ou haviam feito. Se somos Cristãos, somos seguidores de Cristo; portanto, devemos seguir Seu exemplo. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc. 23:34). Quando Estevão estava sendo apedrejado, ele clamou a favor de seus assassinos logo antes de morrer, “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (At. 7:60). 

Mas quantas vezes Deus espera que perdoemos o outro? 

Setenta vezes sete. Quando Pedro perguntou quantas vezes ele tinha que perdoar seu irmão, Jesus disse a ele, “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt. 18:22). Devemos perdoar aos outros vez após vez, sem nunca parar. 

Herdar uma benção. Eis aqui uma herança espiritual para a qual o Senhor nos chamou. “Não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1Pe. 3:9). 

Esqueça. O perdão significa realmente que eu esqueci aquele pecado, mesmo quando sou tentado a trazê-lo à tona numa discussão? “. . .Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Jr. 31:34). “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim Ele afasta de nós as nossas transgressões” (Sl. 103:12). Você toca em assuntos do passado? Não permita que Satanás te use para condenar sua esposa ou outras pessoas que foram perdoadas remexendo o passado. Mas se você diz que sua esposa faz isso o tempo todo, então você tem que tomar a liderança nessa área também sendo um bom exemplo e protegendo-a. 

Como eu posso realmente perdoar da forma que Deus me pediu para fazer na Sua Palavra? 

Quem pode perdoar pecados? Só Deus pode te ajudar a perdoar. Você deve se humilhar e pedir que Ele te dê essa graça. Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” (Mc. 2:7). Até mesmo Jesus disse na cruz e Estêvão também disse enquanto estava sendo apedrejado, “Pai, perdoa-os...” Nenhum deles disse, “Eu vos perdoo.” 

Deus dá graça ao humilde. Como eu consigo a graça que eu preciso? “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” (I Pe. 5:5-6). 

Abateu seu coração. Como posso ganhar humildade? “Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus e desprezaram o conselho do Altíssimo. Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse. Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades” (Salmos 107:11-13). “Mas, quanto a mim, humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio” (Salmos 35:13). Podemos trabalhar, jejuar e orar para obter humildade. Às vezes o Senhor pode usar até uma doença para nos aquietar e nos acalmar. 

Quando eu preciso perdoar aqueles que têm me machucado? Eu devo ter convicção disso primeiro? 

Primeiro se reconcilie com seu irmão. “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt. 5:23-24). Se você não perdoou alguém, especialmente sua esposa, você deve pedir perdão a ela. 

Amargura. Não perdoar alguém causa amargura. A definição de amargura é “veneno”! “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira...” (Ef. 4:31). Não perdoar seu inimigo está consumindo você, não a outra pessoa. “O coração conhece a sua própria amargura” (Pv. 14:10). “...Ele, que conhece os segredos dos corações?” (Sl. 44:21). 

Uma Boa Consciência 

Quão importante é ter uma boa consciência? John F. MacArthur, Jr. escreveu um livro chamado, The Vanishing Conscience (A Consciência Perdida). Nesse livro ele trata de tópicos como “mau comportamento sendo tratado como problema médico” e “vivendo em um mundo livre da culpa”. Uma boa consciência: 

Brota de um coração puro. “O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.” (1 Tm 1:5). 

Foi limpa pelo sangue de Cristo. “quanto mais o sangue de Cristo...purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!” (Hb 9:14). 

Deve ser motivo de oração. “Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.” (Hb 13:18). 

Impedirá que outros te difamem e inevitavelmente refletirá Cristo em você. “...conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.” (1 Pe 3:16). 

Não sofre naufrágio. Sem uma boa consciência, sua fé naufragará. “...mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na .” (1 Tm 1:19). Portanto, devemos apelar a Deus para ter uma boa consciência. “e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês—não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus—por meio da ressurreição de Jesus Cristo.” (1 Pe 3:21). 

Comecemos fazendo essa oração: “Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.” (Sl 51:4). Após ter recebido de Deus uma consciência pura, pode ser necessário que você continue o processo se reconciliando com sua esposa ou outros a quem você tenha ofendido no passado; siga o que diz em Mateus 5:23-24, onde lemos: “Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta.” 

Um irmão ofendido. Ao se reconciliar com sua esposa, ou com outra pessoa, certifique-se de seguir as diretrizes bíblicas. Você pode ter ouvido alguém dizer que as coisas pioraram muito quando eles pediram perdão ou que não ajudou em nada. Se você pedir perdão a alguém, mas fizer da maneira errada, você pode ofender e tornar as coisas ainda piores. “ Um irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza” (Pv. 18:19). 

Prepare cada palavra. Cada palavra que você for dizer deve ser escolhida com cuidado. “Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.” (Mt 12:36). Tente escrever o que você irá dizer. Leia em voz alta o que foi escrito, colocando-se no lugar da outra pessoa e ouvindo do ponto de vista dela. Está com um tom acusatório? Peça a Deus que coloque as palavras certas na sua boca. 

Eu pequei. O filho pródigo preparou suas palavras quando decidiu voltar para casa: “Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. (Lc 15:18-19). Louve a Deus – Ele levanta aqueles que estão prostrados! 

Muitas palavras. “Na multidão de palavras não falta transgressão”. (Pv. 10:19). “o insensato de lábios vem a arruinar-se” (Pv. 10:10). Fale apenas o que você fez; não vá pelo caminho do “Quando você fez isso, e aquilo e aquilo, bem então eu...” 

Concorde, concorde, concorde! “Entra em acordo depressa com teu adversário...” (Mt 5:25). Se a outra pessoa começar a te atacar não abra a sua boca, exceto para concordar. “Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças...” (1 Pe 2:23). 

Seja doce! Faça com que suas palavras sejam doces e gentis.” ... a doçura dos lábios aumentará o ensino.” (Pv 16:21). “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.” (Pv16:24). 

Revelar a própria mente. Alguns homens, que foram culpados de infidelidade no passado, se acertaram com o Senhor e vão então conversar com suas esposas para aliviar seus próprios sentimentos de culpa, sem compreender que elas experimentarão uma dor tremenda após ouvir essa confissão. Não use o arrependimento como uma desculpa para despejar sua culpa sobre ela. “O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.” (Pv 18:2). Confesse o seu pecado para outro homem Cristão e se responsabilize na presença dele. Se você tiver certeza de que sua esposa já sabe, suspeita ou já tenha te confrontado a respeito desse pecado, então, definitivamente, você deve confessar. Somente seja discreto e não entre em detalhes. E esteja preparado para colher o que você plantou confortando-a e apoiando-a na sua dor. 

Pratique Essas Coisas 

“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa a virtude, e à virtude o conhecimento, e ao conhecimento o domínio próprio, e com o domínio próprio a perseverança, e com a perseverança a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos . . . Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. . . porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum” (2 Pe. 1:4-10). 

Aplique Toda Diligência 

“O que busca diligentemente o bem, busca favor” (Pv. 11:27). 

“Seja diligente para apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2Tm. 2:15). 

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando- vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef. 4:1-3). 

Em Sua Fé 

“Logo a é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Rm. 10:17). 

“Sede vigilantes, permanecei firmes na ...” (1Co. 16:13). 

“Tomando, sobretudo, o escudo da , com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”. (Ef. 6:16). 

“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a sem obras é morta” (Tg. 2:26). 

Acrescente Virtude 

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, nisso pensais” (Fl. 4:8). 

“Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.” (2 Pe 1:3). 

Aplique Conhecimento 

“Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido”. (Pv. 8:10). 

“O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força. Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros” (Pv. 24:5-6). 

Então Domínio Próprio 

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade”. (Pv. 16:32). 

“....Guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça à minha boca, enquanto estiver na minha presença o ímpio.” (Sl. 39:1). “O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará”. (Pv. 9:7-9). 

“Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Pv. 25:28). 

Então Persistência 

“Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.” (Tg. 1:3). 

“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt. 10:22). 

“Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate e aflições” (Hb. 10:32). 

Então Piedade 

“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1Tm. 4:7-8).  

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão” (1Tm. 6:11). 

“Educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente” (Tt. 2:12). 

E na Piedade, Bondade Fraternal 

“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” (1Pe. 3:8). 

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Cl. 3:12-14). 

E Finalmente Amor 

“...o amor cobrirá a multidão de pecados” (1Pe. 4:8). 

Amai os vossos inimigos” (Mt. 5:44). 

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (Jo. 13:34). 

“Da mesma forma, os maridos devem amar cada um à sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.” (Ef 5:28). 

“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo.” (Ef 5:33). 

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Co. 13:4-7). 

“O amor nunca falha...” (1 Co 13:8). 

Sim, meus irmãos, o amor nunca falha! 

Compromisso pessoal: Querer e se empenhar para ser manso. “Baseado no que aprendi nas Escrituras, eu me comprometo a fazer tudo o que aprendi para ser rápido para ouvir e tardio para falar. Vou perdoar aqueles que me ofenderam e fazer o que puder para me reconciliar com aqueles a quem ofendi.” 

Junte-se a Vitória! Não assista apenas. Jornada de Restauração não é um esporte para ficar apenas assistindo! Derrame o seu coração em cada Lição!
Por favor, comece a DOCUMENTAR, tendo o SENHOR em mente, sobre o que você aprendeu todos os dias pelos próximos 30 Dias para "Restaurar Seu Casamento".

Quanto mais você derramar o seu coração nos formulários, mais Deus e nós poderemos ajudá-lo. Esses formulários o ajudarão a manter o histórico. CLIQUE AQUI

Stay Encouraged Blog!

Sign up to receive awesome content in your inbox, every week on Monday.

!!Please remember to check your inbox or spam to confirm your subscription!!

We don’t spam!!