Sharing is caring!

"Imoralidades"

“Porém, por causa da imoralidade,
cada homem tenha sua esposa,
e cada mulher, seu marido.”
—1 Coríntios 7:2 

WM-Portuguese-cover

Há tantos homens caindo no pecado da imoralidade. Homens Cristãos estão caindo em uma taxa esmagadora. A Bíblia documenta que este pecado da imoralidade tem afligido os homens através da história. Por que? Vamos procurar as respostas nas Escrituras. O que podemos aprender com aqueles que caíram e com aqueles que permaneceram firmes? 

O fundamento, comprados por um preço. O fundamento da nossa fé e de seguir a Palavra de Deus sempre volta para um elemento chave – quem somos em Cristo Jesus. “Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” (1 Co 6:20). 

Não tocar uma mulher. “Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher” (1 Co 7:1). 

Mas por causa da imoralidade. “Porém, por causa da imoralidade, cada homem tenha sua esposa, e cada mulher, seu marido.” (1 Co 7:2). 

Autoridade sobre o seu próprio corpo. “O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.” (1 Co 7:3-4). Como homens lemos esses versículos e pensamos, “Ótimo, agora achei a prova que eu precisava!” Sim, temos a prova por escrito de que nossas esposas devem se submeter aos nossos avanços, mas o que mais esse versículo está nos dizendo? Você tem suprido e satisfeito as necessidades dela? Você fala com ela com amor consistentemente durante o dia para que o coração dela deseje estar contigo? Ou a intimidade deve ser o “dever” dela e um fardo que ela tem que suportar? “...a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra” (Ef 5:26). Você tem purificado sua esposa com palavras gentis ultimamente? 

Falta de autocontrole. “Portanto, não vos negueis um ao outro, exceto por mútuo consentimento, e apenas durante algum tempo, a fim de vos consagrardes à oração. Logo em seguida, uni-vos novamente, para que Satanás não vos tente por causa da vossa falta de controle.” (1 Co 7:5). 

Ama a si mesmo. Sua esposa diria que você ama mais a ela ou a si mesmo? O seu propósito na vida está baseado em dar aos outros ou obter para si mesmo? “Sendo assim, o marido deve amar sua esposa como ama o seu próprio corpo. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo!” (Ef 5:28). Se você está insatisfeito com sua intimidade com sua esposa, pode ser porque você tenha esquecido uma lição importante que Jesus nos ensinou: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.” (Lc 6:38). Este é um princípio recompensador que deveria ser aplicado à todas as áreas da nossa vida. 

Cuidado. “Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela Igreja, pois somos membros do seu Corpo.” (Ef 5:29-30). A definição de cuidado é amar, nutrir. Você ama a sua esposa? Você a nutre com suas palavras amáveis e bondosas? 

Exemplos Bíblicos de Pureza Moral 

Daniel era inocente – livre de culpa ou pecado. Daniel é um exemplo de um homem inocente. Nós estamos muito conscientes de sua vida de teste contínuo, mas por causa de sua inocência, Deus o libertou. “O meu Deus enviou o Seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante Dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum” (Daniel 6:22). 

Jó era irrepreensível – livre de faltas. Jó é um exemplo de um homem íntegro que agradou a Deus. “Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?” (Jó 1:8). Qual era o segredo da vida irrepreensível de Jó? 

Ele temia ao Senhor. “Ele abençoa os que temem o Senhor, tanto pequenos quanto grandes.” (Sl 115:13). 

Ele se desviou do mal. “Aparte-se do mal, pratique o que é bom” (1 Pedro 3:11). Quando você remove alguma coisa pecaminosa da sua vida, você deve substituí-la com algo bom. (Veja também o capítulo 5: “Nossas Armas de Guerra” para mais esclarecimentos: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Os 4:6). 

Portanto, Deus abençoou Jó: “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho” (Salmo 119:1). 

Também estamos muito conscientes das circunstâncias difíceis em que Jó se encontrava. “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre.” (Jó 2;9). Um cônjuge que não nos apoia, como a que Jó tinha, não deveria impedir que seguíssemos essas diretrizes. 

O segredo de Jó. Como Jó conseguiu se manter moralmente puro após ter perdido tudo e estar preso a uma esposa contenciosa? “Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? ...se os meus passos se têm desviado do caminho, e se o meu coração tem seguido os meus olhos” (Jó 31:1-7). Vamos ver também: “para te guardarem da mulher má, e das lisonjas da língua da adúltera. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares.” (Pv 6:24-25). Há perigo em ficar olhando para aquelas mulheres que você está tentando evitar. Mas, você pode dizer, “Eu nunca fui infiel à minha esposa!” “ Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Ef 5:28). Quantas mulheres você supõe que tenha olhado desde que descobriu o sexo oposto? Quanta pornografia você consumiu? Se essa é a corda do pecado que está te prendendo, Satanás sabe como te manter ineficaz em sua caminhada Cristã, sabe como manter você e sua esposa em brigas constantes e sabe como te manter no cativeiro como um dos seus escravos! 

Jó disse, “Não vê ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos? Se eu tenho andado com falsidade, e se o meu pé se tem apressado após o engano (pese-me Deus em balanças fiéis, e conheça a minha integridade)” (Jó 31: 4-6). Você é um homem de integridade? 

O que a Sua Palavra diz sobre o adultério? 

Adultério é um dos Dez Mandamentos. O sétimo dos Dez Mandamentos é “Não adulterarás.” (Ex 20:14). No sétimo capítulo de Provérbios, aprendemos em detalhes sobre os caminhos da mulher adúltera. Este capítulo de Um Homem Sábio é também o de número sete. Quando precisar renovar sua mente agora você será capaz de encontrar alimento para a sua alma rapidamente, “para guardá-lo da mulher estranha”. 

A ira de Deus virá. “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus” (Cl 3:5-6). Não diz que a ira “pode vir” – diz que ela “vem”! “Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:30-31). Se você até agora tem conseguido seguir impune de pecados inconfessados, é somente porque servimos um Deus misericordioso que tem te dado tempo para que você se arrependa. Se isto está te trazendo convicção, arrependa-se agora – não espere outro dia! “Porque não há coisa encoberta que não haja de manifestar-se, nem coisa secreta que não haja de saber-se e vir à luz.” (Lc 8:17). 

A adúltera lisonjeia. A esperança é que você não tenha caído no pecado do adultério. Entretanto, a Bíblia nos adverte que a adúltera está lá fora nas ruas lisonjeando e apelando para os nossos egos. “... e para te livrar da mulher estranha, da estrangeira que lisonjeia com suas palavras” (Pv 2:16). “para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras.” (Pv 7:5). O que nós homens necessitamos receber de nossas esposas é edificação. Qual é a diferença entre lisonja e edificação? Quando alguém lisonjeia, a motivação é conseguir alguma coisa em troca. A motivação de quem edifica é doar sem esperar nada em retorno. Duas mulheres podem estar dizendo basicamente a mesma coisa e ainda assim seus corações serem diferentes. 

Tome cuidado quando sua secretária ou colega de trabalho te lisonjearem! “Ela o faz ceder com a multidão das suas palavras sedutoras, com as lisonjas dos seus lábios o arrasta. Ele a segue logo, como boi que vai ao matadouro, e como o louco ao castigo das prisões até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o  laço, sem saber que está armado contra a sua vida.” (Pv 7: 21-23). Mas, você pode dizer, “Aquelas palavras me fazem sentir tão bem e há quanto tempo eu não ouço algo assim da minha esposa!” Então você precisa convidar a sua esposa para sair. Enquanto estiverem vivos, você deveria sair com sua esposa ao menos uma vez por semana. Convide-a; não apenas assuma que vocês vão sair. Corteje-a durante a semana com suas palavras bondosas e amorosas enquanto os dois anseiam pela “noite do encontro”. 

Certifique-se de ter um plano; não faça com que ela tenha que resolver o que vocês dois irão fazer. Tenha em mente que não importa onde vocês vão ou quanto dinheiro gastarão; o que importa é estar junto. Se sua esposa não tem ido em nenhum lugar agradável ou não compra um vestido faz tempo, antecipe essa necessidade e ofereça a ela antes que ela tenha que te pedir (ou tenha que te dar dicas). Só se lembre do que você fez anos atrás para conquistá-la; isso vai te ajudar a saber como mantê-la a seu lado. Quando você entregar a plenitude do seu coração, generosamente, isto vai retornar para você. Sua motivação não pode ser dar somente para conseguir algo em troca, mas ao contrário, dar sem esperar nada em retorno. 

O que podemos aprender com as Escrituras para nos guardarmos da adúltera? 

Suas palavras seduzem os homens. “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.” (Pv 5: 3-6). 

Ela usa a sua fala para arrastar os homens para uma morte espiritual certa. “Assim, com a sedução ardilosa das suas muitas palavras e gestos, persuadiu-o, com a lisonja e volúpia dos seus lábios, o arrastou. E ele, sem refletir, no mesmo momento a seguiu como o boi levado ao matadouro ... sem imaginar que essa atitude lhe custará a vida!” (Pv 7: 21-23). Muitas esposas, cujos maridos caíram na cova do adultério, relataram que elas os tinham advertido quanto à sedução da adúltera, mas eles não deram ouvidos! 

Mais uma vez, são as palavras dela que arrastam o homem ao adultério. “para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras” (Pv 7:5). 

A adúltera fará com que um homem sofra financeiramente. “Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos. Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa. Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará.” (Pv 6: 24-33). Quantos homens aparentemente inteligentes encontraram feridas e desgraças devido a este prazer temporário? 

E novamente Deus diz que o adúltero sofrerá financeiramente. “O companheiro de prostitutas desperdiça a sua riqueza.” (Pv 29:3). Muitos homens pensam que são bem- sucedidos demais para que uma coisa dessas jamais aconteça com eles. A Palavra de Deus se aplica a todos. Todo homem irá finalmente terminar em um colapso financeiro. E homens, sua esposa e seus filhos também sofrerão o colapso financeiro. Muitas mulheres de classe média e classe alta, casadas com adúlteros, se viram em filas com cupons de alimentação! 

Onde a maioria dos homens encontra estas adúlteras? Elas geralmente trabalham com eles ou estão ligadas aos seus locais de trabalho. “E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração. Estava alvoroçada e irrequieta; não paravam em sua casa os seus pés.” (Pv 7:5). “Como o assaltante, ela fica de tocaia e multiplica entre os homens os infiéis.” (Pv 23:28). A adúltera está quase sempre trabalhando fora, seja ela casada ou não. A maioria dos homens deixa suas esposas por mulheres que não são tão atraentes quanto elas e nem fazem o “tipo” deles. É o trabalho que os mantêm em contato próximo. 

Muitas palavras. Homens, quando você compartilha os seus problemas com uma outra mulher, ela irá simplesmente te “fisgar”. Algumas vezes ela vai te contar sobre a situação triste dela e você vai ficar com pena, e assim novamente, ela te “fisga”. “Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios. E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro, e como vai o insensato para o castigo...” (Pv 7:21-22). Homens, vocês não precisam de amigas mulheres, ponto. Não importa se você nunca se sentiu atraído por ela; não importa se ela é gorda ou velha demais ou mesmo completamente desleixada! 

No Ministério Restaurar, temos visto mulheres de todos esses tipos levarem homens aparentemente sensatos e inteligentes para o matadouro! Eu vou dizer novamente: você não tem nada que ter nenhum tipo de conversa pessoal com qualquer mulher que não seja a sua esposa, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet! É uma armadilha do diabo a ser evitada a todo custo, mesmo se isso significar ter que arrumar um novo emprego! “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mt 5:29-30). 

A adúltera engana a si mesma achando que não fez nada de mal. “O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!” (Pv 30:20). A desculpa da adúltera é que ela é inocente porque o marido estava tão miserável ou não tinha nada em comum com a esposa, mesmo que possam ter passado vinte e cinco anos juntos ou criado uma casa cheia de filhos! Mas Deus diz, “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.” (Pv 31:30). Se a sua esposa não está interessada em um tipo pecaminoso de diversão, agradeça a Deus por ela; “ela (deveria) ser louvada” (Pv 31:28). 

A adúltera é uma inimiga de Deus! “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4). Homens, como Cristãos nós não deveríamos nos associar com ninguém que Deus diga que é um inimigo Dele. 

Deus dará tempo para que se arrependam e então causará grande tribulação! “Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.” (Ap 2:22). Temos visto esse testemunho frequentemente em nosso ministério. Os homens adúlteros estão em “grande tribulação”. Também vimos ao menos quatro casos em que a adúltera, que não se arrependeu, após um certo tempo ser afligida com uma doença significativa (lúpus, câncer). Além disso sabemos de dois casos onde os filhos da adúltera morreram. “E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.” (Ap 2:23). Uma mulher perdeu um filho com o que os médicos disseram ser um “parasita”. Também temos conhecimento de um outro caso em que a adúltera (que se dizia Cristã) continuou a perseguir ousadamente o marido de uma outra mulher após muitos avisos. O filho mais velho dela morreu de um tumor no cérebro. 

Adultério é uma batalha espiritual travada contra a carne. Esta batalha deve ser lutada e vencida no Espírito. Por favor, leia o capítulo 5, “Nossas Armas de Guerra”, para compreender melhor a respeito da guerra espiritual. Por favor ignore e resista à tentação de lutar na carne. É uma batalha espiritual. Deve ser lutada e vencida no Espírito. 

Como posso me guardar de cair em adultério? 

O que posso fazer para me guardar da cova do adultério? Primeiro reconheça que você não está acima deste pecado só porque não caiu nele. “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.” (1 Co 10:12). É a mão de Deus e a Sua misericórdia que te salvou até aqui! “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2:8-9). 

Um homem de excelência, Paulo. “E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo.” (Fp 1: 9-10). O que Paulo atribuiu a uma vida excelente, sincera e sem ofensa? Pleno conhecimento e discernimento. 

Pleno conhecimento. Paulo nos diz para obtermos pleno conhecimento – conhecimento do que é bom, não das trivialidades com que o mundo de hoje está tão preocupado e nem o conhecimento do mal que os jornais tão vividamente nos ensinam. Se debruce sobre as Escrituras, releia esse capítulo muitas vezes, marque sua Bíblia e esconda a Palavra de Deus em seu coração. “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” (Sl 119:11). Ela deve ser o tesouro escondido do seu coração. “Entesourei a tua declaração no meu coração, a fim de que eu não pecasse contra ti.” (Sl 119:11). 

Todo discernimento. Aprendemos em 1 Pedro a nos “afastar do mal”. (Essa ação requer discernimento completo, o que também estudaremos mais a frente nessa lição.)  

Imaculada: sem mancha. Homens, a maioria de nós também somos pais, e como pais é nossa responsabilidade ajudar nossas filhas a permanecer moralmente puras. A mulher em Cânticos estava comprometida com a pureza. Você quer isso para as suas filhas, mas a sua esposa também não é a filha, irmã, neta ou sobrinha de alguém? Cânticos 6:9, “Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada...” Nosso exemplo como Cristãos, “seguidores de Cristo”, é o próprio Jesus que foi descrito como “ inocente e imaculado”. “Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus.” (Hb 7:26). 

Mulher virtuosa. “Mulher virtuosa, quem a achará?” (Pv 31:10). Nos nossos dias, virgindade está quase que em extinção. Já que uma mulher deve permanecer intocada, o namoro está fora de questão. Se você pesquisar, vai descobrir que quando namorar se tornou a regra, a moralidade em nosso país despencou. Namoro é uma invenção do século 20. Como pai, repense esta ideia de namoro à luz do fruto podre que tem resultado desta prática perigosa. Encoraje a “corte” e deixe o namoro para depois do casamento. Além disso tome muito cuidado com grupos de jovens e acampamentos de igrejas. A maneira mais importante de renovar a sua mente é eliminar o rótulo “adolescente”. Em vez disso, refira-se à sua filha como uma jovem mulher ou uma jovem senhora. Se você quer que ela cresça decentemente, ela deve passar tempo com a mãe e as amigas dela devem ser amigas da mãe e outras mulheres piedosas. Sem dúvida um dos relacionamentos mais importantes é o seu com a sua filha. Você diria que vocês têm um relacionamento? Quão bom ele é? Vocês dois têm um amor profundo um pelo outro? Você tem o coração dela agora? Se sim, guarde-o e proteja-o até que você dê a mão dela em casamento. Se você não tem um relacionamento próximo com sua (s) filha (s), comece agora a ganhar seu coração passando tempo com ela, ouvindo-a e mostrando que a compreende. 

Virgem: uma mulher intocada. Os sacerdotes na Bíblia deveriam tomar uma virgem em casamento por causa do que a “impureza” faria aos seus filhos. “A mulher que ele [o sacerdote] tomar terá que ser virgem. Assim ele não profanará a sua descendência...” (Lv 21:13,15). Homens, se vocês pretendem ter uma posteridade piedosa, vocês devem manter suas filhas protegidas daqueles que roubariam a sua virgindade e, consequentemente, roubariam a sua posteridade piedosa. Como você possivelmente pode realizar essa enorme tarefa nesses dias de hoje? 

Há muitos livros sobre o tema corte x namoro. Outra forma de ganhar o conhecimento que você precisará para guiar a sua família é conversando com homens cujas filhas permaneceram moralmente puras. Agora, nós sabemos que algumas “aparentam” ser puras; algumas podem até se vangloriar da sua pureza porque “não foram até o fim”. Deus nos diz que uma verdadeira virgem é intocada. Sua esposa provavelmente é uma boa juíza; nós homens geralmente estamos “sobrecarregados”.Você está assumindo a responsabilidade de proteger sua filha da forma correta? No fim das contas você é responsável! Se a sua esposa e/ou sua filha estão lutando contra você no que diz respeito a você protegê-las, permaneça firme agora! Você não vai poder recuperar a virgindade da sua filha uma vez que for perdida. 

Por que qualquer jovem desejaria uma mulher virtuosa? Porque “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido” (Pv 12:4). Outra versão diz: “A mulher exemplar é a coroa do seu marido” (Pv 12:4). Você quer a Verdade sobre a mulher virtuosa?  

Virtude: excelência. Um exemplo de uma mulher excelente e virtuosa na Bíblia é Rute: “Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” (Rt 3:11). Os seus filhos podem ter esperança de encontrar esse tipo de esposa? “Mulher virtuosa, quem a achará?” (Pv 31:10). Você está ensinando seus filhos a ficarem longe da adúltera e da prostituta? Ou a sua falta de ensinamentos ou exemplo os deixaram abertos às seduções de uma “Dalila”? Quais são as suas esperanças para os seus filhos? Você se importa? Ou você está envolvido demais com seu trabalho ou com os esportes? 

Tempos penosos virão. “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.” (2 Tm 3:1-7). 

Isto te descreve? Você pressionou a sua esposa para viver à maneira pecaminosa do mundo para satisfazer sua luxúria? Você disse a ela que isto vai evitar que você adultere com outra? O mundo nos diz que uma esposa deve agir como uma prostituta – antes e depois do casamento. Mesmo livros Cristãos sobre casamento encorajam a mulher a agir como uma prostituta ou uma “amante”. Isso não vai evitar que caiamos em adultério. O oposto é que é a verdade. Como sabemos disso? 

Por causa dos frutos! “Pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt 7:16). Quais são os frutos de nossas esposas imitarem as prostitutas e suas maneiras? Não existem mais homens em adultério do que nunca? O adultério não corre solto mesmo na igreja? Se nossas esposas participam de “festas de lingerie”, compram em lojas como Victoria’s Secret ou tiram fotos em lugares especializados (para que pareça que elas pousaram para a Playboy) para tentar nos segurar e nos agradar, então elas estão imitando as prostitutas e seus caminhos. Mesmo as lojas famosas mostram e vendem artigos que só poderiam ser comprados em lugares próprios há apenas alguns anos atrás! Vamos nos lembrar: “Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4). 

O leito conjugal. Da próxima vez que for tentado a comprar, ou a encorajar sua esposa a comprar, uma peça de roupa que uma prostituta usaria, pergunte-se a si mesmo se você não está a colocando na posição de uma adúltera e a si próprio em uma infidelidade certa. Vamos nos erguer acima daqueles do mundo e daqueles que estão sendo enganados na igreja. Quando você se compromete a manter o seu leito imaculado, Deus recompensará a você e a sua esposa com uma intimidade muito mais prazerosa do que você possa jamais imaginar. “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro...” (Hb 13:4). É claro que provações e tentações surgirão em seu caminho; mas, se você estiver firme, a recompensa estará ao alcance da mão. 

Aviso: Nunca diga ao seu filho para olhar para uma mulher vestida indecentemente ou de forma atrativa; você o estará encorajando a cobiçar. Mesmo se você não disser a ele para olhar, ele seguirá o seu exemplo; você olha? Alguns homens inconscientemente já olham até sem pensar. Homens, comecem a pensar nisso e conscientemente olhem para o outro lado! Olhar para outra mulher envergonha a sua esposa esteja ela com você ou não. 

A discrição de José. A definição de discrição é ação baseada em precaução. Discrição no dicionário é: atento, cuidadoso, cauteloso, discreto, perspicaz, prudente. Muitos homens piedosos caíram na cova do adultério, tanto nos dias de hoje como nos tempos Bíblicos. Um dos homens das Escrituras que não caiu foi José. Vamos examinar a situação dele com a esposa do chefe para aprendermos a “agir com base na precaução”. Perspicaz e sábio. Por causa de uma vida de provações e tribulações, José adquiriu tanto discernimento quanto sabedoria. “Então o Faraó declarou a José: “Visto que Deus te fez saber tudo isso, não há ninguém tão perspicaz e sábio como tu em nossas terras!” (Gn 41:39). 

“Algum tempo depois, a mulher do seu senhor começou a cobiçar José. E um dia ela o convidou: ‘Vem e deita-te comigo’, ‘Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? ’” (Gn 39:7). José conseguia discernir que o pecado é sempre contra Deus. Davi se lembrou disto após o seu pecado de adultério. “Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.” (Sl 51:4). Se você acha que sua esposa merece a sua infidelidade porque ela é fria ou porque vocês nunca conseguem se dar bem, pense novamente – “Contra Deus, contra Deus somente” você pecou! 

“Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro.” (Gn 39:11). Billy Graham declarou que ele nunca fica sozinho com outra mulher e ponto! Ele diz que às vezes é muito difícil, mas os contratempos ou inconvenientes que isso causa valem a pena. Ele nunca fica sozinho com uma mulher no carro, em seu escritório, ou em um restaurante. Uma vez ele contou que uma mulher foi designada para pegá-lo no aeroporto para uma de suas palestras. Ele ligou para a igreja para ver se outros preparativos poderiam ser feitos. Como não seria possível, ele pegou um táxi. Talvez você sinta que isso seja levar as coisas aos extremos, mas a prova são os frutos. Satanás amaria destruir o ministério desse homem da mesma forma que ele já destruiu tantos outros! Quantos pastores fugiram com mulheres do seu próprio rebanho? Quantos homens foram embora com suas secretárias? Acordem, homens – isto é uma guerra! Protejam-se; não abaixe sua guarda e fique completamente exposto a um ataque! 

“Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora.” (Gn 39:12). “Fugi, portanto, da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, fora do corpo os comete; todavia, quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.” (1 Co 6:18). Homens, não espere até que você, literal ou figurativamente, tenha que sair correndo nu! Quando você se deparar com uma situação que possivelmente poderia se tornar um problema, fuja!!! Essa não é a hora de querer permanecer firme. Se mude, arrume outro emprego, peça uma transferência ou despeça a mulher. Se não fizer isso, você estará cometendo um erro terrível. 

“Assim que se deu conta de que, na fuga agonizante de José, ela havia segurado seu manto consigo, a mulher de Potifar chamou seus criados e lhes alegou: ‘Vede! Meu marido nos trouxe um hebreu para nos insultar. Ele invadiu minha casa e tentou abusar de mim, mas eu gritei. Quando me ouviu gritar por socorro, largou esse manto ao meu lado e fugiu daqui! ’ Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse à casa.” (Gn 39:13-16). Se você se deitar com uma outra mulher, ou mesmo se chegar perto de fazer isso, ela de alguma forma, algum dia, contará tudo aos outros. 

No Ministério Restaurar, temos ouvido numerosos relatos das adúlteras ligando para a esposa para contar cada pequeno detalhe pervertido da história. Isto geralmente acontece quando o marido está tentando se libertar do pecado do adultério; a adúltera se sente rejeitada e reage dessa maneira. (Você percebeu que esse manual nunca chama o adultério de “caso”? Adultério não é um caso; a palavra “caso” conota algo banal. Isso não tem nada de banal para nenhum dos envolvidos. Adultério é um pecado que traz grande dor e destruição para as vidas de todos os envolvidos. Ele também destrói o testemunho Cristão ao zombar de Deus e de Sua Palavra quando o adúltero se diz Cristão.) 

“Assim acontece com quem se deita com mulher alheia; ninguém que a toque ficará sem castigo.” (Pv 6:29). “Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Sofrerá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará, pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar. Não aceitará nenhuma compensação; os melhores presentes não o acalmarão.” (Pv 6:32-35). 

Discrição (definida como prudência, cautela perspicaz) é o que se faz necessário. Deus nos diz que se não nos falta discrição, podemos adquiri-la lendo o livro de Provérbios. “ [Os Provérbios]... ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens.” (Pv 1:4). Leia os Provérbios diariamente, um capítulo todos os dias do mês (ex; no 20° dia do mês leia o 20° capítulo de Provérbios.) Ao ser discreto você é protegido. “A discrição o guardará, e o discernimento o protegerá, para te livrar do mau caminho...” (Pv 2:11,12). Discrição é também o que dá vida à nossa alma. “Meu filho, não deixe-os sair da sua vista; mantenha a sensatez e a discrição, e serão vida à sua alma e um enfeite para o seu pescoço. Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Provérbios 3:21-24). A base da discrição é a sabedoria e o entendimento. Quando você os tiver obtido, você será capaz de usar de discrição. “Meu filho, dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. Assim você manterá o bom senso, e os seus lábios guardarão o conhecimento” (Pv 5:1-2). 

Se eu tiver caído em adultério posso ser verdadeiramente perdoado? 

O que Jesus disse? Jesus disse à mulher apanhada em adultério, “Ninguém te condenou? .... Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.” (Jo 8:10-11). O pecado, qualquer pecado, que seja confessado e do qual verdadeiramente se arrependa, será perdoado por  Deus. Jesus pagou o preço por todos os pecados na cruz. Mas lembre-se, Jesus não apenas perdoou, Ele também disse, “Não peques mais.” 

Não seja rápido ao julgar outros homens que estejam lutando com esse pecado ou tenham caído. Jesus também disse às pessoas que queria a punição daquela mulher em adultério, “Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.” (Jo 8:7). 

Você está sem pecado? Você está pronto para atirar a primeira pedra porque não cometeu adultério fisicamente? “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (1 Jo 1:8). Como vimos, na verdade, a maioria de nós cometeu adultério à luz da Escritura “Todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Quando Deus se refere aos adúlteros e fornicadores, Ele diz, “E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Co 6:11). 

O que mais importa é o arrependimento. Arrependimento significa se afastar do mal e fazer o bem. A maioria dos homens permanece no pecado do adultério porque eles estão profundamente mergulhados nele. Se sentem, de alguma forma, responsáveis pela adúltera. Muitas vezes eles são mais leais a elas do que às suas próprias esposas e famílias! Aqui está uma explicação Bíblica para esse comportamento: “Quanto ao ímpio, as suas próprias iniquidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado será detido.” (Pv 5:22). Muitos homens tentam sair dessa situação imoral, mas as cordas pecaminosas da luxúria e do egoísmo os mantêm presos. “... e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as..., mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.” (Ef 5:11-13). 

Para se livrar do pecado, você deve expô-lo à luz – a luz das Escrituras e a luz da Verdade. Você deve ser leal ao Senhor e à esposa da sua juventude. Mas e as outras mulheres a quem você basicamente usou? O que você supõe que sua esposa te diria para fazer com a adúltera? Você deve quebrar todo o contato com ela – para sempre! Nunca se encontre ou fale com ela novamente; se afaste de qualquer conversa e desligue o telefone ao ouvir a voz dela. Se você não se arrepender e agir dessa maneira, você irá cair de novo e de novo e de novo. Levante-se e seja um homem de Deus agora, ou você provavelmente pagará o preço pelo seu pecado e pela sua falta de coragem no inferno! 

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:21). Deus pediu especificamente a Seu profeta Oséias para se casar novamente com sua esposa Gomer, mesmo após ela ter sido escancaradamente infiel a ele. “...porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido... então dirá: ‘Irei, e voltarei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora. ’ Disse-me o Senhor [Oséias]: ‘Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, e adúltera’” (Os 2:2 – 2:7 – 3:1). Deus usou a história de Oséias e Gomer para demonstrar Seu comprometimento ao Seu povo. Esta história de amor de Oséias e Gomer foi escrita em forma de uma história em How to Save Your Marriage Alone

Encontramos outro exemplo em Lucas 15:30. O filho mais velho disse ao pai, “...vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.” (Lc 15:30). O pai respondeu a ele, “era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.” (Lc 15:32). Existe perdão verdadeiro para você caso tenha sido infiel a Deus certamente e eventualmente à sua esposa. Se não estiver experimentando o perdão, você deve se certificar de estar sendo humilde em seu arrependimento e de ter posto a sua habilidade de vencer este pecado na força Dele. Sua parte é ser obediente encerrando esse relacionamento e se mantendo longe de qualquer contato com a adúltera. Se isso significar ter que se mudar, mudar de emprego, ou seja lá o que for, faça! 

Será que poderei confiar em mim mesmo novamente? Não. Deus disse para confiarmos Nele e somente Nele. “Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço... Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.” (Jr 17:5-7). 

O que eu posso fazer para trabalhar com o Senhor? “Mas Jesus, fixando o olhar neles, revelou-lhes: “Isso é impossível aos seres humanos, mas para Deus todas as coisas são possíveis” (Mt 19:26). Aqui está uma fórmula Bíblica que pode te ajudar a lutar contra a tentação. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14:38). Deus pode permitir que muitas provas aconteçam em nossas vidas para ter certeza, mas quando Ele cura, está feito. Tenha em mente, porém, que se você semear na carne, você colherá na carne! “Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gl 6:8). Bênçãos espirituais não trazem dores: “A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma.” (Pv 10:22). 

Comprometimento pessoal: Estar constantemente alerta quanto às possíveis armadilhas da imoralidade em minha vida. “Baseado no que eu acabei de aprender da Palavra de Deus, eu me empenho para ser moralmente puro. Afastarei as coisas que poderiam me fazer tropeçar. E o mais importante, eu me afastarei das situações das quais eu deva fugir independentemente dos contratempos ou inconveniências que isto possa causar ou do que os outros possam pensar. 

Junte-se a Vitória! Não assista apenas. Jornada de Restauração não é um esporte para ficar apenas assistindo! Derrame o seu coração em cada Lição!
Por favor, comece a DOCUMENTAR, tendo o SENHOR em mente, sobre o que você aprendeu todos os dias pelos próximos 30 Dias para "Restaurar Seu Casamento".

Quanto mais você derramar o seu coração nos formulários, mais Deus e nós poderemos ajudá-lo. Esses formulários o ajudarão a manter o histórico. CLIQUE AQUI