"Faladores e Enganadores"
“Pois há muitos insubordinados
que não passam de faladores e enganadores....
É necessário que eles sejam silenciados,
pois estão arruinando famílias inteiras,
ensinando coisas que não devem,
e tudo por ganância.”
— Tito 1:10-11
Em nossa sociedade todos, mesmo os Cristãos, procuram por “especialistas” para ajudá- los no casamento, especialmente os homens jovens que estão começando uma família. Estes jovens, na maioria das vezes, têm sido enganados. Sem saber eles têm se deixado levar pelos “faladores e enganadores” que andam atrás de ganhos sórdidos.
“Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.” (Tito 1:16), o versículo diz.
Muito frequentemente eles não tentam capturar o marido, mas vão atrás da presa mais fácil – a esposa. “São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.” (2 Tm 3:6-7). Os homens não sabem como liderar as suas famílias ou proteger as suas esposas porque ninguém empregou tempo e energia para ensiná-los. O livro de Tito tem muito a nos dizer a respeito dos homens (e mulheres) encorajarem (ou ensinarem como é dito em algumas versões da Bíblia) os homens (e mulheres) mais jovens.
“Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes.” (Tito 2:2-6).
Tito 2:6-8 diz, “Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.”
Estes versículos explicam que as mulheres mais velhas devem encorajar (ou ensinar como é dito em algumas traduções da Bíblia) as mais jovens nas coisas de Deus; portanto, o marido não está sozinho, mas deveria encorajar sua esposa a procurar outras mulheres que mostrem os frutos da retidão na forma como elas falam e respondem aos seus próprios maridos e também aquelas que têm filhos bem-comportados e vivem uma vida que honra a Deus.
Embora os versículos não ordenem especificamente aos homens mais velhos a encorajar (ou ensinar) aos mais jovens, isto está implícito. Não há dúvidas de que você, como um homem mais velho, pode influenciar grandemente um homem mais jovem nos caminhos de Deus. E se você estiver pensando que ainda não é velho o suficiente, não importa qual seja a sua idade, você é mais velho do que alguém. Mesmo um jovem nos seus vinte e poucos anos pode influenciar um adolescente. E se você não aplicar um tempo para encorajar e ensinar estes homens jovens, o que mais eles poderão fazer além de buscar as visões e padrões do mundo e/ou serem levados por aqueles cuja motivação é o “ganho sórdido”?
Muitos de vocês estão encorajando e ensinando homens mais jovens e nem se deram conta disto. Você está ensinando pelo seu exemplo. Os jovens em sua igreja, na sua vizinhança, no seu local de trabalho e os membros da sua família (seus filhos, sobrinhos e irmãos mais jovens) estão todos te observando. O que eles veem em sua vida? Você é um exemplo de um homem piedoso ou um homem que clama ser um Cristão?
“Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.” (2 Co 3:2).
Sua vida é uma epístola ou uma carta, que está sendo lida pelos homens que te conhecem e também homens que você nem sabe que estão te observando de longe. A sua vida está trazendo glória a Deus?
Se não, então o que você vai fazer a este respeito?
O que ensinar
Há muitas coisas que podemos ensinar aos homens mais jovens, mas Deus nos dá alguma direção ou nos guia sobre o que ou como ensinar? A Bíblia claramente nos dá um esboço em Tito 2:6-8:
Encoraje os jovens a serem prudentes.
Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras.
Em seu ensino mostre integridade e
seriedade;
use linguagem sadia,
contra a qual nada se possa dizer,
para aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados
por não poderem falar mal de nós.
Conhecer-Viver-Falar
Querendo ou não você fala para as outras pessoas através da vida que vive. Nossas vidas são cartas “conhecidas e lidas por todos os homens”. Erin e eu não conhecemos você, mas queremos que nossas vidas mostrem Jesus. Pessoas não se impressionam com o adesivo Cristão em seu carro. Elas não se impressionam com a cruz em volta do seu pescoço ou com a Bíblia que você carrega. Elas olham para a sua vida, suas atitudes, seu amor (ou falta de amor) pelos outros. Nossa oração é que estes versículos tragam convicção ao seu coração e que você dê o próximo passo em direção a uma vida que sussurre ou mesmo grite “Jesus”!
Para mudar a sua vida você precisará dessas três coisas:
Conhecer a Palavra de Deus.
Viver a Palavra de Deus.
Falar a palavra de Deus.
Conhecer a Palavra
“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2:15). Até que você conheça alguma coisa, você não pode vivê-la. Se esta é a primeira vez que você lê este livro, você tem visto que aprender a Verdade te liberta em muitas áreas nas quais você estava preso. Não é o poder deste livro, é o poder da Palavra de Deus.
Caro amigo, você deu o primeiro passo em direção a uma vida que irá encorajar os homens mais jovens. Ao tomar este curso, você começou a estudar a palavra de Deus no que diz respeito aos homens e as questões que eles enfrentam. A maioria de nós, se não todos nós, construímos nossas casas sobre a areia movediça. Nossas opiniões e estilo de vida foram o resultado de não conhecermos o que Deus pensa; ao invés disso, nós ignorantemente acumulamos ensinamentos que “fizeram coceiras em nossos ouvidos”. (2 Tm 4:3).
Mas agora estamos todos no mesmo lugar; estamos em um ponto glorioso em nossas vidas onde estamos abertos e procurando pela Verdade. Sabemos disto porque você tem buscado através deste livro, que traz muita convicção do pecado e é difícil de “engolir”, especialmente nos dias de hoje. Sabemos que, quando começamos a renovar a nossa mente com os princípios de Deus (dos quais éramos ignorantes), vemos mudanças tremendas em nossas vidas. Isso nos motiva a querer mais.
Uma vez que você conheça a Verdade, então você precisa substituir os seus pensamentos e opiniões antigas por ela. Ao ler este livro, se você tem feito os cartões 3x5 como sugerimos, então você estará bem a caminho de uma vida nova que irá mudar a vida de outras pessoas.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2). O modo como Deus nos muda é simples e perfeito. Ele nos diz isso neste versículo, que ao renovarmos nossas mentes seremos transformados. Além de tudo, nós também provamos, através de nossas vidas, qual a verdadeira vontade de Deus para um homem – a qual é boa, aceitável e perfeita! Aleluia!!
Com que frequência temos tentado mudar a nós mesmos? E todas as vezes que tentamos, uma após a outra, somos derrotados. Assim ainda adicionamos mais derrotas à nossa vida quando tentamos mudar a vida de outras pessoas, o que aumenta mais os nossos fracassos. O modo de Deus é diferente. Os caminhos Dele são mais altos dos que os nossos caminhos e raciocínios.
“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” (Is 55:9).
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento” (Pv 3:5).
A única maneira de sermos transformados é através da renovação, ou o fazer novo, da nossa mente. O único modo de mudar outras pessoas é viver com eles em amor que é paciente, gentil, etc. Como mencionamos antes, usando os cartões 3x5, que é um método que funciona, sua mente será renovada. Sabemos disso porque temos em nossas mentes centenas de Escrituras que tomam o lugar de nossos pensamentos e do modo como pensávamos. E sem esforço algum da nossa parte, nossas vidas começaram a mudar devido as Escrituras que lemos repetidas vezes. Muitos homens e mulheres que tiveram seus casamentos restaurados nos disseram que esse método mudou a vida deles. Muitos disseram que leram o livro mais de 50 vezes. Colocar toda esta quantidade da Palavra de Deus em sua mente irá sem dúvida resultar em uma vida totalmente transformada!
Viva a Palavra
Uma vez que sua mente é renovada por um princípio em particular, então sua vida naturalmente começa a refletir a mudança. Também devemos estar dispostos a fazer as mudanças necessárias e não comprometer a vontade de Deus que agora habita em nossas mentes. As mudanças irão aparecer na nossa forma de agir e de reagir às coisas, nas prioridades em nossas vidas e até mesmo nos nossos desejos e objetivos. Todas estas coisas começarão a refletir nossa mente renovada. No entanto, se tentarmos nos agarrar a antigos hábitos ou amizades que não se encaixam nessa nova vida, cairemos na armadilha da mente dobre.
Tiago 1:6-8diz, “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.”
Quando continuamos a nos associar com pessoas que não pensam como nós ou nos agarramos a velhos hábitos, a dúvida entra em nossa mente. Começamos a duvidar da validade dos princípios. Devemos, ao invés disto, não hesitar em dar o próximo passo e fazer as mudanças necessárias em nossas vidas, que o Espírito Santo tem nos inspirado. Infelizmente muitos cometem o erro de hesitar em obedecer ao chamado do Espírito Santo não fazendo mudanças em suas vidas. No meio desta hesitação vamos nos descobrir na perigosa condição da mente dobre. Este estado é onde, acreditamos, muitos Cristãos de hoje vivem. É a causa de eles não receberem bênçãos abundantes de Deus e não viverem a vida abundante que Ele prometeu. Deus nos diz que aqueles de mente dobre não devem esperar nada Dele. Tudo começa com conhecer a Verdade, mas então vem a falha em se viver a Verdade.
Vemos muito isso em nosso ministério. Quando uma pessoa encontra a Verdade a respeito de confiar em Deus sobre uma área específica de sua vida, através da renovação da mente, ela chega a se convencer. Mas, por causa do medo, rebelião ou apatia, ela falha em alinhar a sua vida com essa convicção. Logo se inicia um padrão de falha e em seguida vem a confusão: o princípio do homem de “mente dobre” explicado em Tiago 1:8 é ativado.
A esta altura, muitos homens nos escrevem perguntando o que devem fazer a respeito das novas convicções que descobriram já que suas esposas ainda não acreditam nelas. Aqui é quando o princípio “governe sua própria casa” deve ser seguido. Se você tiver o cuidado de não manipular ou pressionar sua esposa, e mostrar a ela um espírito de amor e compreensão, então quando uma “situação” acontecer, você não só será capaz de compartilhar com ela sua nova convicção, mas também, por causa do amor e compreensão do seu espírito, ela muito provavelmente irá desejar colocá-la em prática.
Se você estiver radical e maravilhosamente mudado em sua atitude em relação à sua esposa, ela, como mencionado no início desse livro, há de querer uma cópia do livro Uma Mulher Sábia. Isto irá colocá-lo em uma posição perfeita para que a sua família seja aquela “carta lida por todos os homens”. Sua influência positiva pode ter um efeito radical no mundo à sua volta, quando não for somente você quem mudar, mas a sua mudança também se refletir na vida da sua esposa e dos seus filhos. Acontece o tempo todo em nosso ministério – que isso possa ocorrer em sua vida também!
Fale a Palavra
Uma vez que sua mente é renovada, e sua vida reflete isso, então Deus irá começar seu ministério com outros homens. Uma das grandes necessidades hoje em dia é de homens ministrando a outros homens. Há muitos homens jovens em seminários para se tornarem pregadores. Pessoalmente, eu não tenho interesse no que eles têm a dizer. Eu estou interessado em ouvir homens que viveram a vida que Deus os chamou para viverem (como marido, pai e provedor) e se tornaram vitoriosos. Eu não quero alguém para apontar o caminho; queremos que eles construam uma ponte sobre os rios profundos e vales que cruzaram pessoalmente.
Quando Erin se viu tendo que cuidar do pai, que estava morrendo, ela olhou para uma mulher mais velha que tinha cuidado da mãe acamada. Ela sabia que aquela mulher compreendia o que ela estava sentindo e a “barra” que ela estava enfrentando. Saber que ela tinha passado por tudo aquilo e não apenas sobrevivido, mas estava mais forte por causa da experiência, deu a Erin o encorajamento e o exemplo para realizar aquela difícil tarefa. Ela não sabe nem dizer quantas vezes o exemplo daquela mulher a ajudou a seguir em frente, não só cuidando do pai, mas também mais tarde quando ela cuidou da mãe que estava morrendo. Há poucos que vivem radicalmente uma vida que sussurra ou que até mesmo grita “Jesus”. Mas aqueles que conseguem são aqueles que mudam o curso do mundo sem ao menos saberem realmente disso.
Deus irá começar seu ministério, na maioria das vezes, dentro de sua família, com seus amigos, na sua igreja e na comunidade. Depois, se você continuar a crescer, Ele irá expandir seu território. Quem poderia imaginar que Deus pegaria uma pessoa de coração partido como Erin e permitiria que ela ministrasse ao redor do mundo? Ela certamente nunca imaginou isto, e nem eu!
“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.” (2 Cr 16:9).
Deus está procurando por você. Ele quer usá-lo. Apenas uma pessoa como você pode mudar milhares de vidas se você apenas buscar a Verdade, sair da sua zona de conforto, permitir que as suas convicções o transformem, e começar a alinhar sua vida com os novos princípios que você descobriu. Deus irá fazer o resto.
Não sabemos quanto a você, mas nós queremos que Deus mande que o inimigo nos considere da mesma forma que ele considerou Jó. Queremos que Deus pegue este homem e esta mulher assustados atrás do computador e transforme-os em “poderosos guerreiros” como Gideão. Queremos ter a fé para sermos como Abraão e sermos amigos de Deus. Queremos ser segundo o coração de Deus como Davi e andar com Deus como Enoque tinha o prazer de andar.
Queremos ter a sabedoria de Salomão para ministrar para os homens e mulheres deste mundo. Queremos ser líderes como Moisés para livrar o povo de Deus da escravidão do mundo e guiá-los através do deserto até a Terra Prometida. Queremos que nossas vidas agradem tanto a Deus que por nossa causa nossos filhos sejam abençoados como os filhos de Davi e sua linhagem foram.
Você pode dizer que é impossível, mas nós sabemos que é possível. Deus disse isso e nós acreditamos.
Jesus disse “Jesus olhou para eles e respondeu: ‘Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus’”. (Marcos 10:27)
Frutos!
“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” (Mt 7:16).
“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt 7:20).
Como o homem mais jovem vai te encontrar? Eles te encontrarão através dos seus frutos! Quando homens nos procuram para ajudá-los pessoalmente com a educação dos seus filhos, dizemos a eles para procurarem por homens em suas igrejas cujos filhos se comportem bem. Estas crianças existem, estão lá, embora seja difícil achá-las. São aquelas crianças que se sentam com seus pais e não com outras crianças na igreja. Mas talvez você não as note, uma vez que elas são comportadas. Você não as percebe porque elas não ficam correndo de um lado para o outro com as outras crianças. Mas quando você as encontrar, você saberá.
Embora Erin e eu tenhamos arruinado totalmente o nosso casamento devido à nossa ignorância sobre os princípios do matrimônio, como pais nós acertamos mais (graças a Erin a ao exemplo da mãe dela) e agora temos muitos frutos! Somos continuamente elogiados por causa dos nossos filhos e pelo comportamento deles. Estes são os frutos na área de filhos.
Homens jovens precisam ver um homem feliz para que eles queiram ter o que ele tem. Esta é uma ferramenta poderosa de evangelismo. A irmã mais velha de Erin, que recentemente se tornou uma Cristã poderosa e fervorosa, contou que Erin foi uma grande influência na vida dela, que a guiou até o Senhor. Ela disse francamente: “Eu queria o que você tinha!” Eles disseram que olhavam para os nossos filhos, a vida de Erin e as bênçãos que ela recebia e dizia: “Por que não eu?!” Então, quando Erin conversou com eles, a irmã dela compreendeu Quem era o centro da vida dela e Quem é que lhe dava as bênçãos. Isto é o evangelismo real que funciona!
Tantos homens e mulheres falam e pregam para as suas famílias até ficarem sem fôlego e ficam confusos porque eles não aceitam o Senhor ou qualquer conselho deles. Mas se nós estamos infelizes, miseráveis em nossos casamentos, reclamando constantemente do nosso emprego, furiosos ou sempre prontos a explodir, quem iria querer o que temos a oferecer? No entanto, se você vive uma vida, não livre de tribulações, mas com bênçãos que seguem um homem que louva a Deus no meio das tribulações, esta é uma vida que vale a pena desejar.
Não acontece da noite para o dia. É um processo. No começo você pode parecer um louco, um tolo, um bobo – mas “um bobo do Senhor!” Deus em Sua infinita sabedoria “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir os fortes.” (1 Co 1:27).
Quando você para de debater ou de tentar fazer com que as pessoas entender o porquê de você fazer o que faz – como Erin e eu fizemos quando nossa família continuava nos confrontando a respeito do número de filhos que continuávamos tendo, a forma como disciplinávamos as crianças, nossa decisão de educá-los em casa ao invés de mandá-los para a escola e não permitindo que nossos adolescentes (que hoje já estão com seus vinte anos) namorassem – mas, ao contrário, viver os princípios, você também verá que eles virão te pedir ajuda. Não demorou muito para vermos que não íamos conseguir convencer nem a eles e nem a ninguém mais através do que dizíamos – tínhamos que viver aquilo tempo suficiente para produzir frutos.
Jeremias 17:7-8 diz, “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.
Eu amo o modo como esse versículo diz: “quem acredita no Senhor e aquele cuja confiança é o Senhor.” Se a sua confiança está no Senhor e em Sua Palavra e em Suas promessas, então nós te prometemos que, no final, você não será envergonhado.
Atendendo ao chamado
Quando nosso quarto filho nasceu, Erin estava com trinta e poucos anos. Ela disse que esta criança, uma menina, iria mudar a vida dela para sempre. Ela sabia que um dia aquela garotinha iria olhar para ela e imitá-la enquanto ia desenvolvendo a sua feminilidade. Ela sabia que precisava de ajuda. Quando ela descobriu a passagem em Tito 2 sobre a “mulher idosa que ensina as mais jovens” ela foi até o nosso pastor na época e perguntou onde ela poderia encontrar uma “mulher mais velha” para ensiná-la. A resposta dele foi simplesmente: “Eu não sei”. Se um homem for até o seu pastor, hoje em dia, e fizer a mesma pergunta, qual será a resposta dele?
Infelizmente, a maioria dos homens mais jovens nem ao menos sabem o que a Bíblia diz sobre onde devem conseguir ajuda, e mesmo se souberem, será que eles te encontrariam? Está no coração de Erin, desde o dia em que a casa dela caiu, ser uma mulher mais velha que ajuda mulheres mais jovens a impedirem que suas casas desmoronem. Ela diz a todo mundo que cometeu tantos erros que poderiam ter sido evitados se houvesse apenas uma mulher piedosa que desejasse lhe mostrar o que a Bíblia diz e que a amasse o suficiente para lhe dizer quando estivesse cometendo um erro fatal, como o seu modo contencioso, que ela humildemente diz a todos que resultou na destruição do seu casamento.
Nos dias de hoje, o que complica a situação, é que a maioria dos homens jovens não querem escutar ninguém sobre nada. Eles ouvem os programas de TV e aceitam os “conselhos” de outros tolos arrogantes que estão no mundo e seguem esses conselhos fatais com suas esposas. E frequentemente dão ouvidos e buscam conselhos de homens e mulheres da sua própria idade, como Roboão (o filho de Salomão) fez para a destruição sua e da nação. (Veja 1 Reis 12.)
Este livro, nós sentimos, é apenas um dos “desejos de nosso coração” que o Senhor nos deu. Nosso ministério, na maior parte, passa o tempo ajudando homens e mulheres desesperados que acabaram descobrindo que seus cônjuges estão dormindo com seus melhores amigos, foi morar com a outra pessoa ou acabou de dar entrada no divórcio. Mas nosso coração, por anos, tem estado em ajudar a, de alguma forma, impedir a dor e o coração partido que Erin enfrentou. Em vez de esperar pelo surgimento do problema, vamos todos cumprir o chamado de Deus em nossas vidas, como “homens mais velhos” e convidar os homens que conhecemos para estudarmos juntos o livro Um Homem Sábio.
A maioria dos grupos nasceu quando apenas dois homens, com o mesmo pensamento, começaram a estudar o livro. Então, eis que eles encontraram alguém que se beneficiaria com a informação e o convidaram a se reunirem com eles. Os grupos cresceram pela propaganda boca a boca e os frutos são incríveis: homens estão sendo salvos, casamentos estão sendo restaurados. Logo, elas descobriram que são homens mais velhos, ministrando aos homens necessitados em suas igrejas, na vizinhança e no seu círculo de amigos.
Os caminhos de Deus muitas vezes não acontecem através de um conselho de diretores ou de um voto. Os caminhos Dele começam com homens, como você e talvez seu amigo, que querem mais de Deus em suas vidas. Eles querem que suas vidas sejam diferentes e se deparam com o livro Um Homem Sábio, que lhes parece diferente de qualquer coisa que já leram ou ouviram falar. É uma mensagem dura de engolir, mas logo depois a “paz” chega. Eles são mudados para sempre pelo poder de Deus e pelos princípios e promessas de Sua Palavra.
Deus tem colocado em seu coração um peso pelos homens em sua vida, na igreja e na comunidade? Então eu te apressaria a começar a orar a respeito de abrir a sua casa para os homens que Ele te enviar. Se você tiver apenas uns poucos minutos por semana e um bule de café para oferecer, então estará pronto para começar a mudar o mundo à sua volta. Este pode ser apenas o seu primeiro passo em seu ministério para alcançar homens com o evangelho e para curar os corações partidos na igreja. Você cumprirá o chamado de Deus para a sua vida?
Eu Não devo me Envergonhar
Deus prometeu que se buscarmos a Ele, se confiarmos Nele, se seguirmos Seus mandamentos sobre como viver e formos determinados, não permitindo que críticas ou controvérsias comprometam o que sabemos ser verdadeiro, então nós também, não seremos envergonhados.
“Os que olham para Ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção.” (Sl 34:5).
“Então, não terei de me envergonhar, se ficar atento a todos os teus mandamentos.” (Sl 34:5).
“Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles [filhos]! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” (Sl 127:5).
“Porque o Eterno, me ajuda, não serei jamais constrangido. Por isso eu me opus firme como sólido rochedo e sei que não haverei de permanecer frustrado.” (Is 50:7).
Não é uma caminhada fácil a de ser um homem Cristão poderoso e seguir os ensinamentos do Senhor e Sua Palavra hoje em dia, mas é recompensador. Não é viver uma vida “religiosa”. Ser religioso faz com que as pessoas se afastem de Deus ao invés de ganhá-las para Ele. Significa viver uma vida com frutos que vêm através de uma mente renovada, acompanhada de uma vida que abre mão de sua vontade própria. É uma vida que mostra ao longo do caminho o amor radiante do Senhor e exibe os frutos de um viver devotado a amá-Lo. É sobre viver o evangelho, não apenas em palavra, mas através de atitudes. “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” (Rm 1:16). Você se juntará a mim?
“Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus...” (2 Timóteo 1:8)
Que a Sua Vida Encoraje e Ensine aos Homens Mais Jovens!
Compromisso pessoal: Fazer da minha vida uma epístola viva que glorificará a Deus. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, eu me comprometo a aprender, viver e falar a Verdade aos homens mais jovens na minha vida. Começarei em meu lar e de lá seguirei conforme o Senhor me guiar.”
Quanto mais você derramar o seu coração nos formulários, mais Deus e nós poderemos ajudá-lo. Esses formulários o ajudarão a manter o histórico. CLIQUE AQUI