Sharing is caring!

PTG WOTT Men

.

Leia o Testemunho de Casamento Restaurado

Palavra de Seu Testemunho
Para ajudar VOCÊ
A superar qualquer medo e dúvidas na
Habilidade e Desejo de Deus em
Restaurar SEU Casamento!

Esposa Está em Casa—Glórias a Ele!

Eu tenho que dar ao Senhor toda a glória e louvor; demorei demais para enviar o meu relatório. Minha esposa, com que estava casado há dezessete anos, se divorciou de mim em julho de 2001 após quatro meses de separação (foi a primeira vez que nos separamos). Naquele final de semana mesmo ela começou a dar sinais de que gostaria de trabalhar na reconstrução do nosso casamento.

Desde então, eu tenho visto tantas das minhas orações respondidas que nem posso começar a listar. Com dois filhos e vinte e dois anos junto com minha esposa, eu, finalmente, deixei que o Senhor entrasse em minha vida na minha hora mais difícil. ELE me deu tanta força e paciência para suportar muitas dores e provações.

Eu nasci de novo como cristão no começo de 2001, relutando com a minha fé. Todas as vezes que tenho dúvidas, eu venho ao Ministério Restaurar para me renovar e exaltar o Senhor em minha vida.

Eu cometi tantos erros aqui e ali no meu convênio com a minha esposa que eu me penitenciava repetidas vezes. Eu vi o Senhor mudar a nós dois de tantas formas que você nem pode imaginar. Nós violamos os Seus caminhos, e um ao outro, tantas vezes que eu pensei que nossa vida NUNCA poderia chegar ao que temos agora!

Eu me segurei àquilo que o Senhor tinha me dito para fazer—”esperar”. Ver a dor que ela estava sentindo me machucava tanto que eu a deixei ir muitas vezes. As provações foram muitas e foram duras; ainda assim, nós permanecemos  inseparáveis até o fim. Quando conversamos sobre isso, nós dois concordamos que o SENHOR está nos mantendo juntos até que a obra seja completada.

Ela está em casa (por escolha própria) há três semanas após um ano e meio de divórcio e 21 meses separados; ela ainda está tendo muita dificuldade com toda  essa situação. Eu sei que o Senhor está trabalhando em nós dois, mas o inimigo ainda está tentando roubar nossas vidas também. Estamos nos dando muito melhor do que fizemos em muitos, muitos anos. Parece que nossas mentes estão trabalhando demais com o que o inimigo coloca nelas para separar a nossa família novamente.

Por favor ore para que Satanás seja retirado de nossas vidas para que assim a VONTADE DE DEUS seja feita. Eu cheguei ao site de Erin há quase dois anos e comprei os materiais para outros homens e para mim mesmo. Todas as vezes em que venho aqui ou releio os materiais, eu ganho uma nova esperança e encorajamento. Encontrei esse site por acaso enquanto procurava descobrir o motivo de nossas vidas estarem desabando e o que fazer para consertá-las.

Eu, há muito tempo, abandonei a falta de perdão em relação ao outro homem para que os acontecimentos em nossas vidas permaneçam. POR FAVOR, junte-se a mim; me apoie para que eu possa dar um perdão genuíno e tenha a fé para deixar que essa situação siga o seu curso à MANEIRA E NO TEMPO DE DEUS.

Afinal de contas, ELE foi quem trouxe minha esposa e minha filha de volta para casa para mim e para o meu filho. Agora minha esposa e eu estamos em grande necessidade de deixarmos ir o passado para que possamos construir um futuro. Por alguma razão, o outro homem tem assombrando tanto a minha mente quanto a dela. Por favor ore por nós enquanto fazemos essa jornada que o SENHOR planejou para nossos filhos, para restaurar o que nos foi tirado e o que nós mesmos tiramos um do outro.

Capítulo 8 "Você Foi Desleal?"

“Porque o SENHOR foi testemunha entre
ti e a mulher da tua mocidade, com a qual
tu foste desleal,
sendo ela a tua companheira,
e a mulher da tua aliança.”
—Malaquias 2:14

mrym-Portuguese-cover

Você agiu de forma traidora com sua esposa?

Talvez esta pergunta seja difícil de responder pois você não está certo do que significa quando a Bíblia fala sobre “ser desleal ou traidor”. Se verificarmos no dicionário de Concordância Bíblica, a palavra traidor, “bagad” pronuncia-se (baw-gad), significa agir de forma secreta, saquear, agir de forma decepcionante, ofender, transgredir, separar, infiel.

A definição para traidor no dicionário é: de caráter ou ações de um traidor.

Agora que você já sabe a definição, você deve perguntar-se a si mesmo: você cometeu alguma dessas ofensas contra a sua esposa? Vamos olhar para cada uma dessas ofensas cuidadosamente. A intenção não é condená-lo, mas sim trazer convicção. Até que exista convicção e que você olhe para os seus olhos como pecados, não haverá arrependimento. E sem arrependimento, não há misericórdia. E sem misericórdia, não há graça. E, irmão, nós precisamos de muita graça! Nós podemos negar os nossos pecados o quanto quisermos, mas isso nunca trará as mudanças que são necessárias. Você precisa ser o tipo de marido que sua esposa precisa (e merece)! Se você está pronto, então vamos lá.

Agir de forma secreta. A definição para segredo é esconder, cobrir ou disfarçar. Quantas vezes você já escondeu ou fez coisas de forma secreta? “Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.” (Efésios 5:13). Você pode ter encoberto algo de todo mundo, até mesmo de sua esposa, mas Um de quem você nada pode esconder. Se você tem feito algo em segredo, então você tem agido de forma traidora com sua esposa.

Saquear é o ato de se beneficiar pela força, e também atacar, defraudar, ou roubar. Você pode estar olhando para essas palavras no contexto de bens materiais, mas para uma mulher não são as coisas materiais as mais importante, mas sim os bens emocionais. Você a atacou verbalmente, ou você roubou a sua alegria por causa de sua ira? Ou você roubou a sua alegria por causa de suas exigências irreais sobre ela? Você é um homem que exige que ela lhe dê muito e em troca você lhe dá muito pouco? Agora você consegue imaginar porque o seu casamento está nesse estado? Meu amigo, há um Salvador esperando que você coloque tudo isso aos pés das cruz. ELE está lá para perdoá-lo, se você se arrepender.

Agir de forma decepcionante. A maioria de nós é muito boa em falar a verdade para todos, e nossa desculpa é que não podemos falar a verdade para nossas esposas, pois iremos machucá-las. Ou, quando somos confrontados com a verdade, nós dizemos que é culpa de nossas esposas, pois elas estão sempre no nosso pé e nós não precisamos de uma mãe. Bem, nós precisamos de uma mãe? Se não há nada de errado com o que estamos fazendo, por que precisaríamos esconder algo?

Vamos olhar seriamente para as Escrituras e parar de arrumar desculpas. “A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.” (Provérbios 19:5). E também, conforme aprendemos no último capítulo, “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Pv. 6:16-18).

Ofender. Quando você ofende a sua esposa, você realmente se importa? Ou você pensa ou diz que isso é problema dela? Homens e mulheres foram criados e unidos para completarem um ao outro. As esposas precisam da força do marido e da liderança, e os homens precisam desesperadamente do refinamento de suas esposas.

Como você se veste? E aquelas roupas confortáveis que você usa em casa que ela não acha atraente? A forma que você se veste na presença de sua esposa fala muito sobre o quanto você se importa com ela. Como são os seus modos? Você abre as portas para ela ou ajuda a colocar o seu casaco? Você trata sua esposa com honra? O que você está ensinando aos seus filhos com o seu precário exemplo?

Transgredir. O dicionário diz que transgredir significa ir além de um limite. Homens e mulheres possuem um limite do quanto eles podem aguentar antes de chegarem ao limite. Pode ser um limite físico ou emocional. Uma das três coisas pode ocorrer quando uma pessoa é levada além do que pode aguentar: ela aprende a revidar, ela pode se afastar, ou elas aguentam até serem destruídas. De quem é a culpa se você pressiona sua esposa além dos limites? “É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!” (Lucas 17:1-2).

Separar. É triste ver tantos homens se separando, somente para encontrarem outras esposas e novas famílias para cuidarem. É frustrante ver esses homens dando tanta atenção aos filhos que não são deles, enquanto os seus próprios filhos estão sendo devastados emocionalmente por conta do abandono deles. “Qual a ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe da sua morada.” (Provérbios 27:8).

Infiel. Você já foi infiel à sua esposa? Muitos de nós precisamos baixar suas cabeças e dizer “sim”. Mas para aqueles que acham que escapam disso, vamos olhar mais profundamente. Em nosso mundo de hoje, nessa sociedade sem Deus, pecadora, pervertida, ser infiel não se resume a apenas se deitar com uma mulher que não seja sua esposa. Então, infiel também significa: trair a confiança de alguém; desleal. Você já falhou alguma vez quando sua esposa confiou em você? Você sua lealdade à alguém já foi maior do que a sua lealdade à sua esposa? Você sabe que deve ser “um” com a mulher que Deus o juntou. Essa pessoa a quem você foi mais leal não precisa ser alguém do sexo oposto; pode ser um amigo ou um membro da família.

Uma das amarras mais prejudiciais e conflitantes pode ser com sua mãe ou pai. Como nós sabemos? Porque o Senhor, Ele mesmo, fez uma referência especial à isso: “Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.” (Marcos 10:6-8).

Abuso

Abusar minha esposa? Você pode negar que tenha abusado dela, pois você nunca encostou um dedo nela. Ou você pode dizer que não é um marido abusivo, pois você nunca deu o primeiro murro. Vamos descobrir o que realmente é abuso.

No dicionário, abuso é definido como: usar impropriamente, maltratar, ofender, chamar alguém por nomes feios. Feio é definido como: trazer desonra, indecente ou profano, ofensivo ou desagradável.

Usar impropriamente. Deus o abençoou com uma esposa. “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor.” (Provérbios 18:22). E “E disse o Senhor Deus, ‘Não é bom que o homem esteja só...” (Gênesis 2:18). Deus certamente teve uma boa razão para abençoá-lo com uma esposa; entretanto, ela não é para ser usada por você de forma imprópia ou incorreta. Sua esposa é (ou foi) um presente de Deus. Você a trata dessa forma?

Ofender. Também no dicionário, ofender é definido como causar uma ferida ou outro dano físico, causar um dano físico ou impalpável: ofender os sentimentos de alguém. O salmista disse: “Pereçam humilhados os meus acusadores; sejam cobertos de zombaria e vergonha os que querem prejudicar-me.” (Salmos 71:13). Deus sabe o que é feito secretamente. “Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz” (Lucas 8:17). Não nos esqueçamos do verso do título, “...o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.” (Malaquias 2:14).

Chamar alguém por nomes feios. Novamente, feios é definido como: trazer desonra, indecente ou profano, ofensivo ou desagradável. Nós acabamos de ler no capítulo anterior “Os Golpes de uma Espada” sobre a língua e os horríveis resultados, o que pode acontecer quando uma pessoa não consegue controlar o conteúdo do que é dito. Infelizmente, muitos de nós nunca admitirão que quando dizemos coisas para nossas esposas que são desagradáveis, nós estamos abusando (usando impropriamente) o que Deus nos deu. “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3:7).

O Homem Violento

A Bíblia menciona alguma vez o homem violento?

Sim. Muitas Escrituras, especialmente os Salmos, nos falam sobre o homem violento. Na verdade, todo o Salmo 140 é sobre o homem violento... “Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos, que no coração tramam planos perversos e estão sempre provocando guerra. Afiam a língua como a da serpente; veneno de víbora está em seus lábios. Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar.” (Salmos 140:1-4). Esse texto descreve quem você é? Seja honesto consigo mesmo. Você já tramou planos perversos contra a sua esposa, uma forma de se vingar, ou de ensiná-la uma lição? Você está sempre provocando guerra? Ela pede para que você pare de dizer palavras cruéis? Você ignora as suas lágrimas? Você distorce as suas palavras e o que ela está dizendo com o propósito de fazê-la tropeçar? Se você faz isso, então você é um homem violento.

O homem violento. “O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva! Este é o Deus que em meu favor executa vingança, que sujeita nações ao meu poder; que me livrou dos meus inimigos. Tu me exaltaste acima dos meus agressores; de homens violentos me libertaste.” (2 Samuel 22:47-49). A esposa que confia no Senhor será liberta do marido violento. Talvez isso já tenha acontecido. Foi por isso que ela te deixou ou pediu para você ir embora? Talvez você ainda esteja negando que é um homem violento. Vamos olhar mais profundamente na Palavra de Deus e procurar por mais verdades.

O que a palavra “violento” realmente significa?

Cruel. A palavra violento em Grego é chamac o que significa maltratar, reduzir, violar, ser cruel, ou cometer uma falsa injustiça. Seja honesto consigo mesmo. Isso descreve quem você é?

O Senhor foi testemunha. “Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito... Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o repúdio (divórcio) e o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas, diz o Senhor dos Exércitos. Portanto guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais” (Malaquias 2:14-16).

A Raíz do Abuso e Maustratos

Por que eu trato a minha esposa dessa forma?

Quando violamos os princípios bíblicos, nós sofremos as consequencias. Existem linhas de direção para os homens casados, e violar essas orientações construirá uma base para a insensibilidade com a “mulher de sua juventude”.

Se unirá à sua mulher. “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gn 2:24). Unir- se é definido como “agarrar-se desesperadamente.” Isto claramente não está acontecendo hoje, já que tantos homens deixam suas esposas. 

Você ainda está tentando encontrar aprovação da família que você deveria ter deixado? A Bíblia é clara e diz que nós devemos honrar nossos pais, mas,  claramente, as Escrituras também dizem que devemos honrar as nossas esposas. “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as vossas orações” (1 Pe 3:7).

Quando você fica dividido entre o que a sua esposa pensa ou sente e o que os seus pais pensam ou sentem, o que um homem deve fazer? A quem ele deve honrar? Jesus nos disse citando o livro de Gênesis, “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne” (Mt 19:5). Ele também disse, “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe” (Mt 19:6).

Preso. Separe um momento para pensar sobre isso; talvez você não tenha realmente “deixado” a sua mãe e/ou pai. Claro que você os deixou fisicamente, mas você ainda está preso a eles já que a sua lealdade ainda permanece com seus pais? Deixe seus pais, una-se à sua esposa, e alegre-se com a esposa da sua juventude! (Provérbios 5:18).

Ame. “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja...” (Efésios 5:25). “Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres” (Efésios 5:28). “Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura” (Cl 3:19). Desde que o movimento feminista entrou nas igrejas, há uma “mistura” dos papéis e mandamentos dados aos homens e às mulheres. Nós continuamos a ouvir que Deus ordenou que homens e mulheres amassem os seus cônjuges. Esse “mandamento” foi dado apenas ao marido. Na verdade, a única referência a uma mulher para amar seu marido é dada em Tito. A mulher mais velha é encorajada a ensinar a mulher mais nova a amar seu marido e seus filhos. Deuteronômio 4:2 diz, “Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno...” Isto significa que uma esposa não deve amar seu marido? Enfaticamente, não! “...e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós...” (Ef 5:2).

Já que é pedido às esposas que respeitem e se submetam aos maridos, eles deveriam tornar isso mais fácil para elas através do amor, conforme somos ordenados a ter em Efésios 5. A sua esposa tem problemas para lhe respeitar? Ore por oportunidade de ganhar o respeito dela. Faça algo que exija caráter, humildade ou algum outro atributo que possa estar faltando em você.

Em resumo, mostre-se como um homem de Deus. Os resultados serão um profundo amor por você. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19). As nossas esposas nos amarão por causa do nosso amor por Deus. Quando seguirmos os seus mandamentos, nós nos tornaremos mais semelhantes a Ele.

Nos separará? Um marido que mostra verdadeiro amor por sua esposa, da forma que ele é orientado a amar, será protegido da separação ou divórcio. “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Romanos 8:35).

O amor nos constrange. O seu amor por sua esposa irá motivá-la a fazer o que você pede, da mesma forma que o amor por nossos filhos é a motivação que eles têm para nos obedecer como pais. “Porque o amor de Cristo nos constrange...” (2 Coríntios 5:14).

Vivam em amor. Dizer que você a ama não é o suficiente. Algumas vezes as nossas atitudes falam muito mais alto do que as palavras. “...e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós...” (Ef 5:2). Se você está vivendo separadamente de sua esposa, comece agora a tratá-la da forma que você deveria. Mostre-a o amor que está descrito em 1 Coríntios capítulo 13, que é incondicional, sem julgamento sempre que você tiver a oportunidade de vê-la, escrevê-la ou de falar com ela.

Uma só carne. “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Gênesis 2:21-23. “E SERÃO OS DOIS UMA SÓ CARNE; e assim já não serão dois, mas uma só carne.” Marcos 10:8. “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mateus 19:6.

Uma mulher não deseja tanto a unidade física o quanto ela deseja que seu marido seja “um” com ela emocionalmente, espiritualmente e mentalmente. Você e sua esposa têm os mesmos objetivos e direções? Você está permitindo ou estimulando a divisão em sua casa? Você encorajou sua esposa a prosseguir uma carreira ou uma qualificação que acabou por causar divisão em seu casamento? Deus criou a mulher para ajudar e completar o homem. Uma vez que o casamento ocorre, eles são “não são mais dois, mas uma só carne.” Isso significa que eles vivem suas vidas juntos, e não como “colegas de quarto”, onde cada um tem uma vida independente do outro.

Homem independente da mulher. Nós devemos ser uma só carne em nosso coração e nos nossos desejos. Deus criou as mulheres com certas necessidades e os homens com certas necessidades. Os vazios em nossa vida e na vida de nossos esposas criam um tipo de engrenagem conforme nos movemos pelo cotidiano da vida.

Se enchermos nossos vazios nós mesmos ou com algo que seja além do nosso cônjuge, a engrenagem desliza. Quanto mais enchemos nossos vazios de forma independente um do outro, mais o nosso relacionamento deslizará. Logo descobriremos que não restou nada para nos segurarmos. O mundo tem dito às esposas que elas devem suprir as suas próprias necessidades e deixar os maridos se virarem sozinhos. A co-dependência é um termo da moda na psicologia nos dias de hoje para nos convencer de que não é bom que um marido e sua esposa dependam um do outro. Mas o que a Palavra de Deus nos diz sobre a nossa dependência do outro enquanto casal?

“No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.” 1 (Coríntios 11:11-12). Quando violamos os caminhos de Deus, colhemos as consequências. Ore por uma oportunidade de suprir as necessidades de sua esposa agora mesmo, mesmo que você não esteja em casa.

Com sofrimento. “E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.” (Gen. 3:17). Após a queda do homem, o homem e a mulher recebeu cada um o castigo, a mulher foi dado a dor no parto e ao homem foi dado a labuta no solo ou no trabalho. Então, por que é que o castigo do homem agora é dividido entre o homem e a mulher?

Quando a mulher tem o seu próprio dinheiro, independente de seu marido, elas podem tomar suas próprias decisões sobre como gastá-lo. Quando a mulher tem uma carreira diferente da de sua casa e de seus filhos, isso divide os interesses do casal e eles se tornam independentes uns dos outros. Isso é exatamente o que acontece quando as esposas trabalham fora de casa como uma segunda provedora.

Protetor. Quando as mulheres se protegem, porque sentem que podem “lutar as suas próprias batalhas”, para que elas precisam de um marido? É ela quem tem de se livrar de um vendedor em sua porta? Você esqueceu-se de como ser o homem do casamento desde que vocês se casaram e como lidar com essas situações? Quem realmente usa as calças na família? Quem é realmente mais forte?

Nós precisamos reconhecer que muitas vezes as nossas esposas tomaram o controle por causa da nossa negligência. Ou não demos conta do recado ou foi devido à nossa ausência por causa do trabalho, hobby ou qualquer outra coisa. Uma vez que você seja capaz de reconhecer isso, você será capaz de confessar as suas falhas como protetor para sua esposa. Você deve então começar a lidar com cada desafio que aparecer em sua família. Você pode dizer que não precisa defender sua família, pois não há ninguém querendo matá-la, mas e o garçom desagradável no restaurante, o homem da manutenção mal educado? E o seu adolescente desrespeitoso? Você permite que outros ataquem sua esposa? Os seus filhos estão totalmente cientes que eles terão que se explicar à você caso eles ousem apenas olhar de uma forma indevida para a mãe deles? Mesmo que você esteja morando em outro local, ore por uma oportunidade para mostrar-lhe a sua habilidade de protegê-la.

Perguntem a seus maridos em casa. Homem, você é o líder nas questões espirituais?  Sua mulher vai até você para perguntar a sua opinião como o lide espiritual, ou ela diz, “Por que eu perguntaria a ele?” “O que ele sabe, eu sou a pessoa que vai a todos os estudos bíblicos, seminários, e participo de todas as reuniões na igreja!” O desejo dela é que você seja o líder espiritual. “Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde ele toma assento entre as autoridades da sua terra.” (Provérbios 31:23).

Mas muitos dos homens parecem ter coisas mais importantes para fazer do que liderar as suas famílias espiritualmente, tais como praticar esportes, hobbies, caçar, assistir televisão ou ir ao cinema, ou apenas se encontrar com os “caras”. E ainda, se sua esposa ou filhos tiverem alguma pergunta sobre questões espirituais, elas precisam ir até o pastor ou ao professor da escola dominical para saber as respostas. “Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” (1 Cor. 14:35). Separe um tempo agora mesmo para entrar na Palavra de Deus e se preparar.

Pai. Os maridos foram destituídos de seus de pais. Muitos são criticados pela forma como eles lidam ou tratam os filhos tantas vezes, que eles eventualmente param de “interferir”. Deus deu para as crianças tanto uma mãe e como um pai com características distintas. Nossas crianças precisam de ambos os pais para que elas cresçam sem um monte preocupações ou problemas emocionais. Se os papéis são misturados e turvos, quem precisaria de um pai? “Honra teu pai e tua mãe....” Mat. 19:19. Quando seus filhos estiverem com você, mantenha-os em ordem e ensine-os a serem obedientes e mostrarem respeito por sua mãe quando estiverem com ela. (Isso serve para filhos de qualquer idade: 5, 15 ou 25 anos!).

Quem deve ser o Líder Espiritual?

Uma pergunta que muitas mulheres fazem é: “Quem deve ser o líder espiritual já que meu marido não quer ser ou não é?” Ou, muitas mulheres dirão, “Eu tenho de ser a líder espiritual de nossa casa, pois meu marido não é nem Cristão!” Por que há tantos homens negligenciando ou perdendo suas posições como líderes espirituais em suas famílias?

Conhece-se o seu marido. Todas as mulheres cristãs desejam que seus maridos sejam o líder espiritual. “Conhece-se o seu marido às portas, quando se assenta entre os anciãos da terra” (Pv 31:23). As mulheres muitas vezes tiveram de assumir a posição de liderança. A filosofia do mundo que destruiu a nação, agora está destruindo a igreja. Os homens têm negligenciado as suas posições na igreja. Eles deixaram a igreja para seguir seus próprios interesses. Quando os homens deixaram a igreja, muitas das esposas caem nas mãos de pastores liberais que tem feito muitas mulheres cativas. “São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da Verdade” (2 Tm 3:6-7).

Não serve para nada. Igrejas demais estão agora transbordantes de homens fracos e de mulheres fortes. Isto está atrapalhando a efetividade da igreja como um todo porque os verdadeiros homens, os humildes homens Cristãos, não estão agindo! “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mt 5:13). Envolva-se completamente na igreja se você perdeu sua família. Faça isso agora, enquanto há tempo.

Seja sujeitas aos vossos próprios maridos em tudo. Homens, vocês esperam que suas esposas assumam a posição de líder sua família? “Vós, mulheres, sejam sujeitas a vossos maridos, como ao Senhor... a seus maridos em tudo.” Ef. 5:22-24. Fica claro, a partir da Escritura acima, que Deus colocou todos os maridos no papel de liderança da casa. Vamos ver o que ocorre quando as coisas ficam fora de ordem.

Ninguém pode servir a dois senhores. Quando o homem é negligente ao liderar sua família e por se responsabilizar pelas coisas que acontecem em seu lar, as esposas e os filhos começarão a odiá-lo. Lembre-se, você tem transferido suas responsabilidades para outras pessoas ou instituição. Por que eles iriam ouvi-lo? “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.” Mat. 6:24.

Você vê este princípio em ação quando uma criança, que costumava ouvir seus pais, é mandada para a escola. De repente, essa criança doce lhe diz o que o professor disse, e agora você está errado. Enviamos nossos filhos e filhas para a faculdade, junto com o nosso dinheiro, e eles chegam em casa durante as férias e nos tratam como o idiota da cidade!

Ele o fará. Sua esposa age como se fosse o seu Espírito Santo? Por que ela faz isso? Novamente, por causa da sua negligência e estupidez em questões Espirituais. Sua esposa conhece a Bíblia melhor do que você? Ou pior, seus filhos são mais bem versados nas Escrituras do que você? Você como pai, se certifica de que suas crianças estejam na escola dominical ou na escola cristã, mas deixa é negligente ao ter o seu próprio conhecimento?

Se você acha que é muito tarde ou que você está muito atrás para ultrapassar sua esposa e filhos para liderá-los de forma adequada, você está errado. Já que Deus foi quem o chamou para liderar o seu lar, Ele irá capacitá-lo para cumprir esse papel.

Nós devemos confessar os nossos pecados de negligência. “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16). Confesse para sua esposa e filhos. Então ore por oportunidades de liderá-los. Fale com seus filhos sobre o Senhor e diga-lhes como Ele está ajudando-o.

Se vanglorie de nossas fraquezas. “E disse-me: A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9). Quando sua esposa o atacar ou apontar suas falhas, concorde com ela e vanglorie-se. Isso é humildade em ação!

E acima de tudo, confie no Senhor. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele o fará” (Salmos 37:5). Se você quer começar a liderar espiritualmente sua família, comece primeiramente com um período de oração. Então comece a ler sua Bíblia regularmente. Deus irá guia-lo e direcionará os seus passos se seus esforços forem sinceros.

Lavar da água mediante a Palavra. Homens, vocês devem ser extremamente cuidadosos com o que vocês dizem para suas esposas, com o que vocês leem para sua esposa, e sobre o que vocês a encorajam a olhar. “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a Palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” (Efésios 5:25-27).

Se você está separado ou divorciado, leia os seus versos em voz alta. Então peça para o Senhor purificá-la onde ela estiver. Continue fazendo isso quando vocês estiverem juntos. Isso foi o que Oséias fez com Gomer: “Portanto, eis que Eu a atrairei e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração... E da sua boca tirarei os nomes dos Baalins, e não mais se lembrará desses nomes.” (Oséias 2:14, 17).

Você pode reclamar sobre as perturbações ou as mentiras dela, ou da forma que ela loucamente briga com você; porém você já parou para pensar sobre o que você e sua família estão assistindo na televisão todos os dias? Você está assistindo aos estúpidos programas onde os homens são retratados como bobos e as mulheres são todas comediantes contenciosas? Quais são os filmes com que você satura sua esposa e filhos? Quais são os tipos de filmes que você está assistindo? Da próxima vez que você, sua esposa, ou sua família se sentar para assistir qualquer coisa, pense como se fosse um “filme de treinamento”. O comportamento que você e sua família estão assistindo na televisão será aprendido e copiado!

A porta estreita. Homens, passem por essa porta estreita e parem de assistir televisão. Parem de mandar seu dinheiro para Hollywood através do cinema ou locadora de vídeo. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, muitos são os que entram por ela.” (Mateus 7:13).

Pare de dar desculpas para cobrir a sua liderança comprometedora. Passe o seu tempo se deleitando no Senhor. Lembre-se, Ele promete atender os desejos do seu coração. (Salmos 37:4).

Praticar a vossa justiça diante dos homens. Você vai à igreja para mostrar aos outros o homem que você finge ser? “Acautelai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para ser notado por eles, caso contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está nos céus.” Matt. 6:1. Nossas ações devem ser uma manifestação do que está em nós.

Vocês irão conhecê-los pelos seus frutos. Quais são os seus frutos como cristão? “Vocês irão conhecê-los pelos seus frutos.” Mat. 7:16. Se você, enquanto marido e pai, não está liderando sua família diariamente na Palavra, então, você está produzindo espinhos, e não frutos.  Você le sua Bíblia diariamente? Por quanto tempo? Compare o tempo que você gasta lendo o jornal ou a página de esporte, ou assistindo a outras coisas com o tempo que você passa na Palavra. Você está aprendendo alguma coisa que você leu neste livro? Alguém pode ver alguma mudança em você a partir de sua leitura?

“Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. (Tiago 1:23-25). Eu ouvi recentemente um pastor pedir para as pessoas que acreditam no que elas leem nos jornais levantarem as mãos. Quase ninguém levantou a mão. Então ele perguntou quantos acreditavam na Bíblia. Todos levantaram a mão. Então ele disse, “Por que então vocês passam mais tempo lendo o que vocês não acreditam ao invés de ler o que acreditam?”

Refreia a sua língua. “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!” (Tiago 1:26). Nós acabamos de falar sobre a importância de sua esposa ser lavada pela água da Palavra. Você já leu as Escrituras para ela? Quando foi a última vez que você pronunciou palavras indelicadas para ela? Devemos controlar as nossas línguas violentas e ofensivas!

O salvador. ”Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador” (Ef 5:23). O marido deve ser o salvador do corpo. Talvez você pense que sua esposa deva ser a salvadora. Quando há uma crise financeira, ou qualquer crise, realmente o marido deveria ser o que “salva o dia”. Não encoraje sua esposa a sair por aí e arrumar um emprego ou a fazer um plano financeiro. Isto somente lhe rouba da bênção. Homens, vocês devem assumir o papel de cabeça do lar e o salvador do corpo. Ore para o Senhor abençoá-lo financeiramente, e então volte-se e abençoe sua esposa com a sua abundância.

Criado para carregar as cargas. Você foi criado para carregar as cargas da família. Simplesmente olhe para seus ombros largos e musculosos comparados aos ombros de sua esposa. As mulheres têm até tentado imitar estes ombros com as ombreiras! Os homens são realmente feitos para trabalhar melhor sob pressão. Talvez você ache que não pode lidar com a pressão, porque sua esposa sempre foi a sua rede de segurança.

As mulheres, por outro lado, foram criadas para lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Elas são capazes de fazer a casa funcionar com toda sua manutenção e lidar com crianças de várias idades, personalidades e necessidades, as refeições, a limpeza, a arrumação contínua, e os horários agitados da família. Parece que elas conseguem fazer tudo. Mas enquanto elas estão tentando fazer tudo, o que então você está fazendo? Infelizmente, normalmente brincando—jogando esportes, trabalhando em hobbies ou vendo televisão.

Nos alimenta. Nós sabemos que os maridos deveriam ser quem “traz a comida” para casa, mas é de alimento espiritual que nossas crianças e nós estamos literalmente famintas! “...ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.” (Efésios 5:29). Esta alimentação deve vim da “Palavra de Deus”. A maioria dos homens se sente totalmente inadequado nesta área. Muitos homens nem sequer sabem por onde começar. Ore para que o Senhor o fortaleça e oriente; ore por isso diariamente! Satanás irá ataca-lo nesta área, porque ele sabe o quão importante esta área é para liderar a família. Ele fará com que você se sinta inútil, incapaz e totalmente estúpido. Eu sei. Ele fez isso comigo! Ele usará brigas com sua esposa e seus filhos para impedir seus momentos de leitura da Palavra de Deus. Você é homem o suficiente para lutar contra isso no espírito?

Comece ganhando uma batalha de cada vez para adquirir a força que você precisa para se tornar vitorioso nessa área de vida espiritual de sua família. Não apenas os envie para estudos bíblicos, seminários, escolas dominicais ou escola bíblica de férias. Para ser eficiente na liderança do seu lar, você deve resistir à tentação de transferir a sua liderança para outros. Se você sente que não tem tempo suficiente, ore para que Deus mostre o que você deveria eliminar e como você deveria alimentar sua família diariamente com a Palavra de Deus. Faça isso agora. Ore uma oração curta, e então obedeça. Seria sábio escrever os plano de Deus em um papel e colocar em um lugar visível.

Compromisso Pessoal: Parar de viver de forma desleal com minha esposa. “Baseado no que tenho aprendido da Palavra de Deus, comprometo-me a renovar a minha mente com a verdade. Eu confesso que eu tenho vivido de uma forma desleal com minha esposa e eu estou buscando a Deus pelo poder de transformação. Eu também me comprometo a purificar a minha esposa com a Palavra e liderar minha família espiritualmente.”

Por favor, comece a DOCUMENTAR, tendo o SENHOR em mente, sobre o que você aprendeu todos os dias pelos próximos 30 Dias para "Restaurar Seu Casamento".

Quanto mais você derramar o seu coração nos formulários, mais Deus e nós poderemos ajudá-lo. Esses formulários o ajudarão a manter o histórico. CLIQUE AQUI