Sharing is caring!

PTG WOTT Men

.

Leia o Testemunho de Casamento Restaurado

Palavra de Seu Testemunho
Para ajudar VOCÊ
A superar qualquer medo e dúvidas na
Habilidade e Desejo de Deus em
Restaurar SEU Casamento!

Restauração em Dose Dupla!!

Minha esposa se mudou há cinco meses atrás, em outubro, como uma separação temporária, o que resultou em ela preenchendo o pedido de divórcio em fevereiro. Durante aquele período nós nos encontramos muitas vezes por causa dos nossos dois garotos. Ela disse que eu era sempre bem-vindo para ver nossos filhos.

Nas última seis semanas nós passamos tempo juntos jantando em nossa casa e no apartamento dela também; assistíamos TV e jogávamos rummy, mas ela nunca deu nenhum sinal de que voltaria para casa e nem tocava no assunto.

Mas eu continuei permanecendo na Palavra de Deus, e nunca agi, naquelas circunstâncias, como todo mundo estava tentando me convencer a fazer (ex: contratar um advogado, transferir meu dinheiro para outro banco, etc.). Eu sempre demonstrei bondade a ela  apesar do que eu sentia ou do que eu via.

Ela veio aqui sexta-feira à noite e antes de sair  me beijou, o que me deixou totalmente espantado. Não soube mais dela até no domingo de Páscoa, no fim da tarde, quando ela veio buscar os meninos. Ela disse que ligaria mais tarde, e ligou mesmo, e começou a me falar que tinha umas vespas no seu apartamento. Por isso fui até lá com um spray para ver se eu poderia ajudar.

Acabamos jogando rummy e falando sobre a casa e, durante a conversa, ela me disse que estava pensando sobre algumas coisas ultimamente, e então me falou, “Eu quero voltar para casa. Quero fazer as nossas coisas como uma família outra  vez e trabalhar na casa, mas eu tenho medo.” Nós conversamos, nos abraçamos, nos beijamos e ela disse que precisava de mais alguns dias.

Então, noite passada (4 dias depois), ela disse que estava voltando! Estamos agora preparando tudo para que ela se mude do apartamento e volte para casa.

Nossa última audiência de divórcio estava marcada para o dia 16 de abril—faltavam só duas semanas!! Ela disse que eu não precisaria me preocupar em comparecer no dia.

Tudo que eu posso dizer é: ‘nós servimos a um Deus poderoso!!!’ Eu sei que somente Ele poderia ter ‘inclinado o coração dela’!!

Meu sogro me disse que ela havia lhe dito, apenas 3 semanas atrás, que tinha ‘CERTEZA’ que isto (o divórcio) era o que ela queria. Há apenas algumas semanas antes ela tinha me falado, a respeito do divórcio, ‘Isto é uma coisa que eu sinto que preciso fazer, e eu quero começar de novo’!! Ela me disse coisas parecidas muitas outras vezes que realmente me machucavam, mas eu continuei a confiar no Senhor, sabendo que Ele sempre me faz triunfar! Ele é um Deus maravilhoso!!

O maior dos milagres em tudo isso foi que o meu Parceiro de Encorajamento (e de Oração) estava com a audiência final de divórcio marcada para o dia 5 de abril e me pediu para orar e jejuar com ele. Dois dias após a minha esposa ter me dito que ela queria voltar para casa, a esposa do meu parceiro foi ao advogado e cancelou o divórcio!!

Duas esposas escolhendo parar o divórcio e restaurar seus casamentos na mesma semana!! Faltavam duas semanas para o meu divórcio e três dias para o do meu parceiro!

Por isso, para aqueles entre vocês que não vêem nenhuma mudança em suas circunstâncias, continuem a permanecer na Palavra de Deus e confiem Nele. Minha esposa me contou que tinha pensado em voltar para casa há algumas semanas e, mesmo assim, eu não vi nela diferença alguma! Então não olhe para as circunstâncias! Confie no Senhor!! Ele sempre é fiel, e sempre age no tempo certo!

eParceiro RESTAURADO também! Glória a Deus!! 

Uau!!! Nós com certeza servimos a um DEUS MARAVILHOSO!!!!

Capítulo 6 "Homem Zangado"

“Melhor é o homem paciente
do que o guerreiro,
mais vale controlar o seu espírito
do que conquistar uma cidade.”
—Provérbios 16:32

mrym-Portuguese-cover

Pergunte-se: “Eu sou um homem zangado?”

Se você respondeu “não”, e se alguém perguntasse à sua esposa, aos seus filhos, ou às pessoas do seu trabalho se você é um homem zangado, eles também responderiam “não”? A ira é mencionada 266 vezes na Bíblia. A maioria dessas referências é sobre a ira de Deus em relação àqueles que pecaram repetitivamente sem se arrependerem. Usando o verso em Efésios 4:26, nós temos ouvido vários pregadores dizerem que nós devemos nos irar. Isso é verdade? Vamos buscar em Sua Palavra a sabedoria de Deus em ralação à ira.

Homem Zangado

Caim Zangado. Há vários relatos nas Escrituras sobre homens zangados e as consequências sofridas por aqueles que não conseguiram dominar a sua ira. Esses homens tentaram “elevar-se” de sua raiva. Satanás os enganou, pois para dominar a ira, primeiro você deve curvar-se com humildade. “... mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4:5-7). Foi o orgulho de Caim que o fez ter inveja e irar-se com seu irmão.

Moisés

Moisés Zangado. Moisés foi um homem que Deus usou grandemente; mesmo assim, foi a sua ira que frequentemente ficou em seu caminho. “Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés... por isso indignou-se Moisés contra eles.” (Êxodo 16:20). Muitas vezes ele irou-se por causa da desobediência e iniquidade daqueles que ele conduzia à Terra Prometida. Você já se irou com as pessoas que você deveria liderar? “O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados.” (Provérbios 29:22).

“Quando Moisés... irou-se contra Eleazar e Itamar, os filhos de Arão que ficaram vivos.” (Levítico 10:16).

Moisés indignou-se e disse ao Senhor: ‘Não aceites a oferta deles. Não tomei deles nem sequer um jumento, nem prejudiquei a nenhum deles’.” (Números 16:15).

“Mas Moisés indignou-se contra os oficiais do exército...” (Números 31:14).

“Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.” (Êxodo 32:19).

Homens, você já jogaram alguma coisa quando estava com raiva? Não cometa o erro de usar a ira de Moisés como desculpa para a sua própria ira. A verdade é que Deus o usou grandemente apesar de sua fraqueza nessa área, mas se você justificar o pecado em sua vida, você estará se colocando em uma posição perigosa.

Escravos do pecado. Você é um escravo do pecado? “Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?” (Romanos 6:16).

Sim, Moisés foi usado grandemente, mas a sua ira o fez perder a bênção de entrar na Terra Prometida.

Pois todos compareceremos . “Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.” (Romanos 14:10).

Jonas

Jonas Zangado. “Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se.” (Jonas 4:1). “O Senhor lhe respondeu: ‘Você tem alguma razão para essa fúria?’” (Jonas 4:4). Após se acalmar, você não se surpreende quando percebe o quanto foi estúpido ao ficar com raiva de algo tão pequeno e insignificante?

“Mas Deus disse a Jonas: ‘Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?’ Respondeu ele: ‘Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer’.” (Jonas 4:9). Você já teve uma boa razão para ficar furioso; furioso com sua esposa, com seus filhos, com o seu trabalho?

O que Jesus diz sobre enfurecer-se? “Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.” (Mateus 5:22). Jesus estava falando de ira apenas contra um irmão? Não. Ele estava falando sobre irar-se com qualquer pessoa, até mesmo sua esposa ou seus filhos. Isso significa que a ira nos torna culpados o suficiente para irmos para o inferno? Sim, nos torna. Mas como Cristãos, se nos arrependermos, Cristo nos salvas das consequências dos nossos pecados.

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). O verso diz “se” confessarmos. A questão então é, você tem confessado o seu pecado de ira ao Senhor, o seu Salvador? Você tem confessado àqueles a quem você tem ofendido? “Racá” é a palavra que significa “sem valor” em Grego. Você já disse para sua mulher ou seus filhos, em outras palavras, que eles não tem valor? Então você é culpado ao ponto do fogo do inferno, a não ser que se arrependa. Se você acha que perderá o respeito ao pedir o perdão deles, tente e veja. Eles lhe darão o respeito que você tem desejado há muito tempo.

Manifestações de ira. “Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem.” (2 Coríntios 12:20). O que os seus irmãos em Cristo encontrarão se eles entrarem em seu lar ou escritório repentinamente?

Instruído a irar-se? Conforme falamos, temos ouvido pregadores usarem o seguinte verso para dizer àqueles que querem ter comichões nos ouvidos que eles na verdade são instruídos a ficarem com raiva. Tirando do contexto, isso parece ser verdade. “Mas, ao buscar pela verdade, precisamos ler o verso inteiro. ‘Quando vocês ficarem irados, não pequem’. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo... Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. A raiva é uma reação natural quando alguém nos ofende, ou devemos dizer, uma reação carnal. Mas como seguidores de Cristo, nos é pedido que andemos no Espírito! “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” (Gálatas 5:16).

Vivam em amor. “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5:1-2).

Família dispersa. “Maldita seja a sua ira, tão tremenda, e a sua fúria, tão cruel! Eu os dividirei pelas terras de Jacó e os dispersarei em Israel.” (Gênesis 49:7). A sua família está dispersa? Os seus filhos saem ou vão para a casa de amigos, pois eles têm medo de sua raiva quando então em casa? Os seus adolescentes ou jovens adultos se foram por causa de sua ira? “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” (Efésios 6:4).

Tardio para Irar-se

Deus nos diz que Ele é tardio para irar-se. “O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia...” (Números 14:18). “O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.” (Salmos 145:8).

Você é paciente ou se ira rapidamente? Deus descreve a diferença entre um homem que segue a Deus e um homem que não O segue. “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14:29). Você revela insensatez? Se você é precipitado, então você é insensato.

Você provoca dissensão ou acalma a discussão? “O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.” (Provérbios 15:18).

Você é melhor que o guerreiro?Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” (Provérbios 16:32).

A ira do homem não produz a justiça de Deus. “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” (Tiago 1:19-20).

Como Alcançar o Controle de Sua Raiva

Sendo prudente. “A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.” (Provérbios 19:11). Como você alcança a prudência? “Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.” (Provérbios 8:12).

Obtendo sabedoria. “Os zombadores agitam a cidade, mas os sábios a apaziguam.” (Provérbios 29:8). Onde você encontra a sabedoria? No temor ao SENHOR. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...” (Salmos 111:10). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...” (Provérbios 9:10).

Esse é você em sua casa? “O medo que o rei provoca é como o do rugido de um leão; quem o irrita põe em risco a própria vida.” (Provérbios 20:2).

Raiva produz contenda. “Pois assim como bater o leite produz manteiga, e assim como torcer o nariz produz sangue, também suscitar a raiva produz contenda.” (Provérbios 30:33). A raiva está constantemente surgindo dentro de você? Todos devem andar “pisando em ovos” pois você pode explodir a qualquer momento? “Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas.” (Provérbios 17:1).

Você tem “praticado” as obras da carne ou os frutos do Espírito? “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:19-23).

Você pratica os frutos do Espírito, ou você gasta o seu tempo praticando a sua raiva? “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’” (Mateus 7:21-23).

Você tem um espírito litigioso? “E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor” (2 Timóteo 2:23). Você é um ‘sabe-tudo’? Ou você simplesmente tem um argumento contrário a cada coisa que alguém diz? Deus diz o que devemos fazer: “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz...” (Mateus 5:25). Cuidado com a audiência de divórcio!

Você é argumentador? “Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores e em tudo agradem, não contradizendo” (Tito 2:9). Como um bom servo de Jesus, você deve a Ele ser agradável.

Há desavença em sua casa? “É melhor um bocado seco e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença” (Provérbios 17:1). Seus filhos são brigões e rebeldes? Ajude a manter seus filhos quietos; isso não é trabalho apenas de sua esposa.

Você sempre discute com sua esposa? “Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão” (Provérbios 17:4). De fato o mundo e muitos chamados experts em casamento, dizem-nos que uma boa discussão é bom para o casamento. Não acredite nisto!

Eu estava só brincando

Você é louco? Você irrita sua esposa por causa da fraqueza dela ou algumas vezes por algo que ela lhe confidenciou? “Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo [ou sua esposa] e diz: ‘Eu estava só brincando!’” (Provérbios 26:18-19).

Palavras tolas, conversas tolas, ou gracejos imorais. Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

“Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.” (Efésios 5:3-13).

Falar como um menino. A maioria das mulheres odeia ser irritada. Algumas levam numa boa; mas a maioria não. Os meninos gostam de irritar os colegas na escola ou os irmãos e as irmãs. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1 Coríntios 13:11).

Difamador. Nunca exponha uma fraqueza de sua esposa para outras pessoas, e nem diga aos outros algo que sua esposa tenha lhe confidenciado. “O intrigante (fofoqueiro) separa os maiores amigos” (Provérbios 16:28).

Outros podem pensar que você está sendo engraçado, mas Deus conhece os nossos corações. “Farei calar ao que difama o próximo às ocultas...” (Salmos 101:5). “Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!” (Hebreus 10:31).

Vamos tirar esse tipo conversa de nosso meio. “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia (maledicência, difamação) e toda a malícia sejam tiradas dentre vós...” (Efésios 4:31).

A Raiz de nosso Nossa Ira... Orgulho!

“Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que Ele faz é certo, e todos os Seus caminhos são justos. E Ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.” (Daniel 4:37).

Por que há tantos homens irados? Porque muitos Cristãos imitam o mundo e o modo de pensar do mundo. Os livros que lemos, os conselheiros que buscamos, as palestras que frequentamos, não refletem a Palavra de Deus. Nós nos deparamos com uma visão mundana “Cristianizada”.

A Palavra de Deus é que é pura e inflexível.

Veneno misturado em chocolate continua a ser veneno! Homens, a psicologia é mais perigosa quando é misturada com cristianismo, porque nós engolimos tudo rápido! Temos passado por uma lavagem cerebral para pensar que “amor próprio” e “autoestima” são coisas boas, mas essas atitudes são a raiz de muitos de nossos problemas.

É o “sabe tudo” que discute e quer fazer tudo da sua própria maneira ­- porque ele sabe (na verdade “pensa”) que é o certo. E quando está errado, sua autoestima precisa ser protegida. Nunca há uma palavra humilde ou um “desculpe-me, eu estava ERRADO!”. O homem raivoso foi condicionado a pensar que pedir desculpas será muito humilhante, um sinal de fraqueza. O seu “amor próprio” irá levá-lo a escalar o teu pedestal do orgulho, o que apenas o fará cair vez após vez.

Qual é a cura? “Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara” (Êxodo 15:23). Moisés jogou uma árvore na água, uma representação da cruz do Calvário. Você também deve jogar a cruz no mar da sua amargura. Cristo morreu para libertá-lo de todo o pecado, incluindo seu comportamento irado, orgulhoso e egoísta.

Aqui está a prescrição de Deus. Deus disse que se nós nos humilharmos, se orarmos, se buscarmos Sua face e nos convertermos de nossos maus caminhos, ‘ENTÃO ELE IRÁ’: curar a nossa terra. Ao invés disso, andamos “segundo o conselho dos ímpios” (Salmos 1:1), “confiamos no homem” (Jeremias 17:5). É por isso que a nossa cura é superficial! “E curam a ferida da filha de meu povo levianamente” (Jeremias 8:11).

Observe toda a psicologia que há na igreja. O que a psicologia (palha) tem em comum com a Palavra de Deus (trigo)? “O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo?  "Sim", declara o Senhor, "estou contra os profetas que com as suas próprias línguas declaram oráculos."” (Jeremias 23:28-31). É extremamente perigoso para os Cristãos agirem como se as ideias de homens ou a psicologia fosse a Palavra de Deus, ou usar a Palavra de Deus para promover visões mundanas atuais.

Autoestima

Você está treinando e encorajando suas crianças a terem autoestima? A palavra “autoestima” é frequentemente aceita pelos pais; entretanto, é apenas outra palavra para “orgulho”. Isso é uma palavra de lobo disfarçado em roupa de ovelha! Logo logo você irá ver seu filho agir de forma egocêntrica e arrogante. Por que uma criança precisa ser elevada para que ela se sinta bem sobre si mesma? A partir do nascimento, uma criança já quer que as coisas sejam do jeito dela e é totalmente egocêntrica.

Construindo a autoestima. Existem livros e livros e mais livros escritos por cristãos para cristãos, mas muitos dos ensinamentos não são o que Deus ensina em Sua Palavra. Vamos ver o que Deus nos diz sobre construir a autoestima das nossas crianças. Vamos descobrir o motivo por que devemos ser cuidadosas e não dizer “eu tenho meu orgulho!” e “eu estou tão orgulhosa de você”, mas ao invés, dizer coisas com “toda a humildade” (Efésios 4:2).

Orgulho é pecado. O orgulho que foi demonstrado pelo anjo Lúcifer, que depois se transformou em Satanás, foi o primeiro pecado cometido. “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra Eu (Deus) te lancei.” (Ezequiel 28:17). Satanás disse: “Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” (Isaías 14:14).

“Auto-estima” é uma mentira formada pela distorção das Escrituras. Satanás usou as Escrituras quando ele tentou Jesus no deserto; ele usa isso hoje. Ele distorce um pouco para fazer disso uma meia verdade. Mas nós sabemos que tudo que é meia verdade é uma mentira, não esquecendo de Abraão e Sara (“ela é minha irmã” em Gênesis 12:19).

“Ame a seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:39). Aqueles que são formados em psicologia tentarão dizer que esse verso significa que você tem que amar a si mesmo antes que você possa amar a alguém. Em outras palavras, “amor próprio” é necessário em primeiro lugar porque alguns de nós, ou a maioria de nós, odiamos a nós mesmos. Isso é uma Verdade ou uma mentira? Isso é mentira! Porque isso contradiz a Palavra de Deus. “Porque NUNCA ninguém odiou a sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida...” (Efésios 5:29).

Jesus nos ensina que aqueles que forem humildes serão abençoados. “Bem-aventurados os humildes [gentis, mansos], pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:5).  Nós devemos considerar os outros mais importantes que nós mesmos.

Aqueles que consideram ou são ameaçados pelo suicídio escutam o mundo dizer que eles odeiam a si mesmos, mas isso contradiz a Palavra de Deus. Lembre-se, Deus disse, “ninguém odiou a sua própria carne”! Satanás tenta cegar as pessoas com a dor até que elas não estejam mais pensando claramente.

Qual é a causa raiz da dor dessas pessoas ou do espírito que está sobrecarregando-as? É um espírito de depressão ou um espírito de opressão? Se há um “espírito de morte” em seu lar, veja se esse pecado foi passado por um membro da família. Uma pessoa que considera suicídio está clamando por ajuda. Ajude-a dando amor e consolo; compartilhe a verdade.  E quando ela estiver fora de perigo, encoraje-a a orar com “ações de graça”, agradecendo a Deus por tudo, incluindo as provações, “sabendo que tudo coopera para o bem” (Romanos 8:28).

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2:3-4).

O mundo nos diz para falarmos bem de nós mesmos, mas Jesus disse, “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12).

Aprendendo com Nabucodonozor; seu neto não aprendeu. Nabucodonozor (veja as Escrituras de incío dessa parte), que teve orgulho de seu poder e riqueza, foi transformado em gado do campo e feito para comer grama. Ainda assim, seu neto preferiu exaltar a si mesmo, “Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso. Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus...” (Daniel 5:22-23).

Orgulho é ruim – isso fará com que o Senhor te transforme em uma pessoa humilde. Você deve achar que algumas coisas pelas quais você está passando são humilhantes, mas Deus permite que isso aconteça para o seu bem. Ele não quer te humilhar, Ele quer que você seja humilde.

Orgulho não é de Deus. “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos...o orgulho.” (Marcos 7:21-22). “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a SOBERBA da vida, não é do Pai, mas do mundo.(1 João 2:16). Orgulho não é de Deus!

Por que te glorias? “Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias...?” (1 Coríntios 4:7). “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lucas 14:11). Nós dizemos aos outros que eles devem falar bastante sobre eles mesmos, mas estamos apenas armando uma rede para os seus pés. “...nem ainda queria levantar os olhos ao céu... qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado” (Lucas 18:14). Nós dizemos aos outros para que fiquem em pé e se orgulhem! Ao invés disso, nós devemos aprender a morrer para nós mesmos.

Morrer para si mesmo. “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3). “...E ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

Negue-se a si mesmo. “Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: ‘Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.’ Então disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.’” (Mateus 16:23-25).

Você age como se essa fosse a sua vida quando há conflito em sua casa? Sua esposa está lhe incomodando? Seus filhos estão no caminho da sua grandiosidade, destruindo o seu prazer?

Se você é um Cristão, você foi comprado por um preço. A sua vida não é sua. Você está nessa terra para servir a Deus. Já que Deus o abençoou com uma esposa, é dito que você deve amá-la. Para amá-la, você deve por as necessidades dela antes das suas. Você foi abençoado com filhos? Se foi, Deus diz que você deve treiná-los. Você está treinando-os nos caminhos do Senhor? Você está treinando-os para serem adultos de Deus, ou você está treinando-os para seguirem os caminhos do mundo? Ele acham, de acordo com o seu exemplo, que muitas outras coisas são mais importantes que Deus em suas vidas, tais como, esportes, ler jornais, cinema, ou trabalho?

Paulo foi um bom exemplo de como colocar Deus em primeiro lugar. “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21).

Enquanto nos humilhamos, Deus está livre para nos exaltar. “...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido...” (1 Pedro 5:5-6). “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes... Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará.” (Tiago 4:6, 11). “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. (Filipenses 4:13). Exalte Cristo acima se si mesmo.

Jesus deve ser o nosso exemplo, sempre, em todas as coisas, na forma como Ele andou neste mundo. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (humildade) que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, (...) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome “ (Filipenses 2:5-9).

Daniel também. “... Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas... (Daniel 10:12).

Removendo o Orgulho

Aprendam do Senhor. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração...” (Mateus 11:29). “Contudo, quem se gloriar, glorie-se no Senhor”, pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.” (2 Coríntios 10:17-18). “Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.” (Provérbios 27:2).

E se você não se humilhar? “Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome.” (Deuteronômio 8:3). “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião.” (Isaías 5:21). “Você conhece alguém que se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele.” (Provérbios 26:12). “Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” (Gálatas 6:3). “Aliás, Deus não escuta a vã súplica que fazem; o Todo-Poderoso não lhes dá atenção.” (Jó 35:13). “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.” (Isaías 64:6).

“O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará. Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.” (Provérbios 28:25-26). “Ele lhes disse: ‘Você são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus.’” (Lucas 16:15).

Você viu em alguma parte das Escrituras Deus nos ensinado a construir a nossa autoestima? Você é capaz de achar nas Escrituras algum verso onde Deus nos diz para ensinarmos as nossas crianças a terem autoestima? Estamos muito orgulhosos de nós mesmos com o que nós temos feito, criado ou alcançado? O que os nossos elogios irão causar aos outros, especialmente às nossas crianças?

Como Nós Começamos a Mudar?

Confesse os seus pecados. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). Ore por uma oportunidade de falar com sua esposa para que você possa pedir perdão pelo seu comportamento zangado. Não se prolongue muito se justificando ou culpando-a por sua raiva. Só diga a ela resumidamente que Deus te convenceu de ser irado e argumentativo. E diga-lhe que com a ajuda do Senhor, você pode ser transformado. Quando você vir seus filhos, peça-lhes perdão e explique como Deus irá ajudá-lo a ser transformado. Todas as vezes que você explodir, confesse àqueles que foram machucados pela sua raiva. Continue pedindo o perdão deles.

Tropeça. Esse verso separa os homens dos meninos, ou, na verdade, o justo dos ímpios. “Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.” (Provérbios 24:16). Você irá tropeçar mesmo depois de ter se humilhado e confessado as suas falhas passadas. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1 Coríntios. 10:12). A única forma de alcançar a vitória é continuar se levantando e confessando vez após vez. Cada confissão trará mais humildade, e então, abundará mais graça. Isso o levará à vitória nessa área de pecado em sua vida. “Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” (I Pe. 5:5-6).

Reconcilie-se primeiro. Se você não sente vontade acertar as coisas com sua esposa ou com seus filhos, peça ajuda a Deus. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti; deixa ali diante do altar a tua oferta e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta” (Mateus 5:23-24). Certifique-se que você seja humilde. Você está muito orgulhoso em admitir que você é um homem irado? Lembre-se, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” (I Pe. 5:5-6).

Compromisso Pessoal: Deixar a minha maneira zangada e irada de agir. “Baseado no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a recusar desculpar minha raiva ou culpar outras pessoas por irar-me. Eu comprometo-me a renovar a minha mente e ser um praticante da Palavra abandonando minha maneira agressiva de agir.”

Por favor, comece a DOCUMENTAR, tendo o SENHOR em mente, sobre o que você aprendeu todos os dias pelos próximos 30 Dias para "Restaurar Seu Casamento".

Quanto mais você derramar o seu coração nos formulários, mais Deus e nós poderemos ajudá-lo. Esses formulários o ajudarão a manter o histórico. CLIQUE AQUI