Sharing is caring!

."O Homem Irado"

“Melhor é o que tarda em irar-se do que
o poderoso, e o que controla o seu ânimo
do que aquele que toma uma cidade.”
— Provérbios 16:32

WM-Portuguese-cover

Pergunte a si mesmo, “Eu sou um homem irado?” Se você respondeu que não, que tal se alguém fizesse essa pergunta à sua esposa, a seus filhos ou às pessoas do seu ambiente de trabalho? Eles também responderiam que você não é um homem irado? A ira é mencionada 266 vezes na Bíblia. A maior parte dessas passagens é em relação à ira de Deus no que diz respeito àqueles que pecam repetidamente sem se arrependerem. A palavra ira é mencionada 87 vezes. Alguns pregadores nos dizem que somos ordenados a nos irarmos. Isto é verdade? Vamos buscar a sabedoria de Deus em Sua Palavra em relação à ira. 

Homens Irados nas Escrituras 

Caim irou-se. Há muitos relatos de homens irados nas Escrituras e as consequências sofridas por aqueles que não conseguiram vencer sua fúria. Eles continuaram tentando “se erguer acima” de sua ira, mas Satanás os enganou porque para vencer a ira você deve se curvar em humildade. “Todavia, não se agradou de Caim e de sua oferenda; e, por esse motivo, Caim ficou muito irado e seu semblante assumiu uma expressão maligna. Então o SENHOR abordou Caim: ‘Por que estás furioso? E por qual motivo teu rosto está transtornado? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!’” (Gn 4: 5-7). Foi o orgulho de Caim que o fez invejar e se irar contra o seu irmão. 

Moisés. Moisés foi um homem a quem Deus usou poderosamente. Ainda assim foi a sua ira que frequentemente o atrapalhava. “Todavia, alguns deles não deram atenção a Moisés... Por isso Moisés irou-se contra eles.” (Ex 16:20). Muitas vezes ele se irou com a desobediência e o pecado daqueles que deveria conduzir à Terra Prometida. Você se enfurece com aqueles que recebeu a designação de liderar? “O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados.” (Pv 29:22). 

“Quando Moisés procurou por toda parte o bode da oferta pelo pecado e soube que já fora queimado, irou-se contra Eleazar e Itamar, os filhos de Arão que ficaram vivos...” (Lv 10:16).

“Então Moisés ficou extremamente irado e rogou ao SENHOR: “Não aceites a oblação, a oferta dessas pessoas. Jamais fiz mal a qualquer um deles, nem mesmo tirei deles um jumentinho sequer!” (Nm 16:15). “Então, Moisés indignou-se contra os comandantes das forças...” (Nm 31:14). 

“Então, todos estes teus conselheiros descerão a mim, e se prostrarão diante de mim, suplicando: ‘Sai, tu e todo o povo que te segue! ’ Só depois desses acontecimentos sairei! E, ardendo em ira, saiu Moisés da presença do Faraó.” (Ex 11:8). 

“Quando Moisés aproximou-se do acampamento, no sopé da montanha, e viu aquela estátua em forma de bezerro e as danças, irou-se profundamente e espatifou as tábuas de pedra no chão.” (Ex 32:19). Homens, vocês já atiraram algum objeto quando estavam irados? Não cometam o erro de usar a ira de Moisés como desculpa para a sua própria ira. A verdade é que Deus o usou poderosamente a despeito de sua fraqueza nessa área; mas justificar o pecado é se colocar em um terreno perigoso. À propósito, a ira é único pecado em sua vida, ou existem outros como imoralidade, cobiça, bebedeira ou farras? “Mas, tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, igualmente, por que desprezas teu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.” (Rm 14:10). 

“Respondeu Arão: ‘Ó, meu senhor, não te enfureças ainda mais; tu bem sabes o quanto este povo é inclinado à prática do mal. ’” (Ex 32:22). Todos as pessoas em nossos lares são inclinadas ao mal. Elas precisam de nossas orações para ajudar a mantê-las no caminho reto; lute por elas da forma correta. Ensine-as a lutar da maneira certa. “Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Ef 6:12). Se elas (ou você) não foram salvos, então estão escravos do pecado. “Não estais informados de que ao vos entregardes a alguém como escravos para lhe obedecer, sois escravos deste a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, seja da obediência que leva à justiça?” (Rm 6:16). 

Moisés foi um homem abençoado por Deus em muitos aspectos, mas a sua ira fez com que ele perdesse a benção de entrar na Terra Prometida. 

Jonas irou-se. “Entretanto, Jonas ficou extremamente decepcionado com tudo isso e irou-se sobremaneira.” (Jn 4:1). 

“Respondeu o senhor: ‘É razoável essa tua ira? ’” (Jn 4:4). Muitas vezes, após se acalmar, você não fica surpreso ao se dar conta de quão estúpido foi se enfurecer por uma coisa tão pequena e insignificante? 

O que Jesus disse sobre a ira? “Eu, porém, vos digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a juízo. Também qualquer que disser a seu irmão: Racá, será levado ao tribunal. E qualquer que o chamar de idiota estará sujeito ao fogo do inferno.” (Mt 5:22). Jesus estava falando apenas sobre se irar contra um irmão? Não. Ele estava falando sobre se irar com qualquer um, mesmo sua esposa e seus filhos. Isso significa que você é culpado suficiente para ir para o inferno? Sim, isso mesmo. Mas se somos Cristãos, Cristo nos salvou das consequências de nossos pecados porque Ele continua a nos purificar deles. 

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça.” (1 Jo 1:9). O versículo diz se confessarmos. A questão então é, se você tem um problema com ira, você já confessou esse pecado ao Senhor seu Salvador? Você já confessou àqueles a quem ofendeu? “Racá” é uma palavra que significa “sem valor” em grego. Você já disse à sua esposa e aos seus filhos, de diferentes maneiras, que eles não têm valor? Você é culpado do fogo do inferno se não se arrepender. Se você acha que vai perder o respeito deles ao pedir perdão, experimente e veja por si mesmo. Eles podem simplesmente te respeitar da maneira que você tanto vem desejando que façam. 

Manifestações de ira. “Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem.” (2 Co 12;20). O que os seus irmãos em Cristo encontrariam se entrassem sem anunciar em sua casa ou no seu escritório? 

Ordenados a nos irarmos? Muitos pregadores têm usado o versículo seguinte para dizer àqueles que têm comichão nos ouvidos que devemos nos irar. Lido fora de contexto isso até parece ser verdadeiro. Mas, para buscar a Verdade, precisamos apenas ler o versículo inteiro: “Estremecei de ira, mas não pequeis”, acalmai a vossa raiva antes que o sol se ponha e não deis lugar ao diabo... Não saia da vossa boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem... E não entristeçais o Espírito Santo de Deus... Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade! Pelo contrário, sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como Deus vos perdoou em Cristo.” (Ef 4: 26-32). A ira é uma reação natural quando alguém nos ofende, ou devemos dizer, uma reação da carne. Mas como seguidores de Cristo, é pedido que caminhemos no Espírito! “Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne!” (Gl 5:16). 

Andai em amor. “Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor como Cristo, que também nos amou e se entregou por nós a Deus como oferta e sacrifício com aroma suave.” (Ef 5:1). 

Família dispersa. “Maldita seja sua cólera, tão tremenda, e sua ira, exageradamente cruel! Eu os dividirei pelas terras de Jacó e os espalharei no meio do seu próprio povo!” (Gn 49:7). Sua família foi dispersa? Seus filhos saem ou vão brincar na casa de um amigo quando você está em casa porque eles têm medo da sua cólera? Seus filhos adolescentes ou jovens adultos foram embora por causa da sua cólera? “E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor. Caminhando como servos.” (Ef 6:4). (Veja o capítulo 15, “As Instruções do Pai”) 

Tardio em Irar-se 

Deus nos diz que Ele é tardio em irar-se. “Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade.” (Ex 34:6). 

“O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniquidade e a transgressão...” (Nm 14:18). 

“Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade.” (Sl 145:8). 

Tardio ou rápido em irar-se – como você é? Deus descreve a diferença entre um homem que O segue e um que não o faz. 

Você exalta a insensatez? Se tiver “pavio curto” é isso que você faz. “Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura.” (Pv 14:29). 

Você incita as contendas ou é um pacificador? “O homem iracundo suscita contendas; mas o longânime apazigua a luta.” (Pv 15:18). 

Você é melhor do que os poderosos? Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” (Pv 16:32). 

A ira do homem não opera a justiça de Deus. “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” (Tg 1:19-20). 

Como Ganhar Controle Sobre a Sua Ira 

Sendo discreto. “A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas.” (Pv 19:11). Como você se torna discreto? “Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.” (Pv 8:12). 

Sendo sábio. “Os escarnecedores abrasam a cidade; mas os sábios desviam a ira.” (Pv 29:8). Onde você encontra a sabedoria? “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria.” (Sl 111:10). 

Esse é você em casa? “O medo que o rei provoca é como o bramido de um leão; quem o irrita coloca em risco a própria vida.” (Pv 20:2). 

A ira produz contendas. “Como o espremer do leite produz queijo verde, e o espremer do nariz produz sangue, assim o espremer da ira produz contenda.” (Pv 30:33). A sua ira se agita dentro de você constantemente? Todo mundo tem que pisar em cascas de ovos porque você pode explodir a qualquer minuto? “Melhor é um bocado de pão seco com paz e tranquilidade do que a casa repleta de carnes e contendas.” (Pv 17:1).

Você está “praticando” as obras da carne ou os frutos do Espírito? “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” (Gl 5: 19-23). 

Espírito de Contenda 

Você tem um espírito de contenda? “E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.” (2 Tm 2:23-24). Você é um “sabichão”? Ou você tem um comentário contrário para tudo que as pessoas dizem? Deus nos diz, “Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz.” (Mt 5:25). 

Você é respondão? “Instrui os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a tomarem a iniciativa de agradar-lhes, a não serem respondões.” (Tt 2:9). Você é escravo de Jesus? Ele te comprou por um preço? Então você deve a Ele o ser agradável. 

Há desavença em sua casa? Novamente, “É melhor um bocado seco e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.” (Pv 17:1). Seus filhos são barulhentos e rebeldes? (Veja o capítulo 15, “As Instruções do Pai” pois “O meu povo foi destruído pela falta de conhecimento. Porque vocês rejeitaram o conhecimento...” (Oséias 4:6).) 

Você contende com a sua esposa? “Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão.” (Pv 17:14). O mundo, e os chamados “especialistas” em casamento, nos dizem que uma boa briga é até saudável para o casamento – não acredite nisso! 

Eu Estava Só Brincando 

Você é louco? Uma das armadilhas mais comuns em que os homens caem é fazer piada com os outros em público. Você provoca a sua mulher sobre as fraquezas dela ou às vezes sobre coisas que ela te confidenciou? “Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: “Eu estava só brincando”. (Pv 26: 18-19). 

Palavras vãs, conversas tolas e gracejos indecentes. “Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.” (Ef 5:3-13). 

Falar como um menino. Você conta piadas, faz gracinhas, fala bobagens e gasta as suas palavras em besteiras? O que você fala agrada ao Senhor? A maioria das mulheres detesta que as irritem. Algumas levam na esportiva; a maioria não. Quando garoto você pode ter treinado as suas piadas e falado besteira com seus amigos da escola ou dos esportes. Provavelmente você praticou as suas provocações com aqueles que eram mais isolados na escola e quase que certamente com seus irmãos ou irmãs. “Quando eu era criança, pensava como menino, sentia e falava como menino. Quando cheguei à idade adulta deixei para trás as atitudes próprias das crianças.” (1 Co 13:11). Agora que você é um homem, deixe de lado as suas maneiras infantis, “tentando aprender o que agrada a Deus.” 

Exponha-os. Quando outros homens começarem a fazer piada de suas esposas, ou outras palavras vazias estiverem sendo ditas, se afaste ou fique em silêncio. Quando outros notarem a diferença em você pode ser que te perguntem a respeito disso. Exponha-os à luz da Verdade. “... antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo. Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal.” (1 Pe 3:15-17). 

Um difamador. Você nunca deve expor aos outros uma fraqueza da sua esposa e nem contar uma coisa que ela tenha te confidenciado. Lembre-se de que “o difamador separa amigos íntimos.” (Pv 16:28). 

A definição de difamador na Chave Bíblica é rakiyl (raw-keel), um mexeriqueiro. 

Outros podem te achar divertido, mas Deus conhece o seu coração. “Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei.” (Sl 101:5). “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:31). 

Vamos todos nos afastar desse tipo de conversas. “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.” (Ef 4:31). 

A Raiz de Nossa Ira... Orgulho! 

“Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as Suas obras são verdade, e os Seus caminhos juízo, e Ele pode humilhar aos que andam na soberba.” (Daniel 4:37). 

Por que há tantos homens irados? Será porque os homens Cristãos imitam o mundo e a sua forma de pensamento? Quase todos os livros que lemos, os conselheiros que procuramos, e as classes que frequentamos não refletem a Palavra de Deus, que é pura e incontestável. Em vez disso a igreja continua nos apresentando uma visão mundana Cristianizada. 

Veneno misturado em chocolate continua a ser veneno! Homens, as ideias mortais do mundo são ainda mais perigosas quando vêm embebidas no Cristianismo porque as engolimos imediatamente! Temos passado por uma lavagem cerebral que nos faz pensar que “amor próprio” e “autoestima” são coisas boas; ao contrário, essas atitudes são as raízes dos nossos problemas. São os “sabe-tudo” que discutem e querem fazer tudo à sua maneira porque sabem (ou pensem que sabem) que estão certos. E quando estão errados, sua autoestima precisa ser protegida. Nunca há uma palavra humilde ou um “Me desculpe”. O homem irado foi condicionado a pensar que se desculpar seria humilhante demais – um sinal de fraqueza. Seu “amor próprio” o treinará para que continue a escalar o seu pedestal de orgulho, somente para cair vez após vez. 

Qual é a cura? “E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.” (Ex 15:23). Moisés lançou uma árvore sobre as águas, uma representação da cruz do Calvário. Você também deve lançar a cruz em seu oceano de amargura. Cristo morreu para nos libertar de todo pecado, incluindo a ira, o orgulho e o comportamento egocêntrico. 

Aqui está a prescrição de Deus. Deus disse que se nós, como uma nação, nos humilharmos, se buscarmos Sua face e nos convertermos de nossos maus caminhos, Ele curaria nossa terra. Ao invés disso, nós continuamos a andar “segundo o conselho dos ímpios” (Sl 1:1) e “confiamos no homem” (Jeremias 17:5). É por isso que teremos uma cura superficial! “E curam a ferida da filha de meu povo levianamente” (Jeremias 8:11). 

Psicologia na igreja. É extremamente perigoso para os Cristãos agir como se as ideias de homens ou psicologia fosse a Palavra de Deus. Também é muito perigoso usar a Palavra de Deus para promover atuais visões do mundo na igreja. “‘O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? ’ diz o Senhor...Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor que usam de sua própria linguagem, e dizem: ‘Ele disse.’” (Jr 23:28, 30. 31). O que a psicologia (palha) tem a ver com a Palavra de Deus (trigo)? 

Autoestima 

Você está treinando e encorajando seus filhos a terem autoestima? A palavra “autoestima” deveria fazer um Cristão tremer de medo, já que é apenas outra palavra para “orgulho”. Isso é uma palavra de lobo disfarçado em roupa de ovelha! Você logo terá uma criança tão arrogante e egocêntrica que os outros não irão gostar dela. É um absurdo achar que seja necessário se incutir isso em uma criança para que ela se sinta bem sobre si mesma – como se elas já não fossem completamente egocêntricas! Desde o nascimento, a criança já quer que as coisas sejam do jeito dela, e é por isso que ela chora. Uma criança de dois anos não irá gritar e ter um ataque até que ela consiga o que quer? 

Construindo a autoestima dos seus filhos. Existem livros e livros e mais livros escritos por Cristãos para Cristãos, mas muitos dos ensinamentos não são o que Deus diz em Sua Palavra. Vamos ver o que Deus nos ensina sobre construir a nossa própria autoestima ou a das nossas crianças. Vamos descobrir o motivo por que devemos ser cuidadosos e não dizer “Eu tenho meu orgulho !” e “Eu estou tão orgulhoso de você”. 

Orgulho é pecado. O orgulho foi o primeiro pecado cometido pelo anjo Lúcifer, que depois se transformou em Satanás. “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra Eu (Deus) te lancei.” (Ezequiel 28:17). Satanás também disse: “Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” (Isaías 14:14). Mesmo assim, nós louvamos nossas crianças por sua beleza e ensinamos que elas devem “ir para o topo”, “alcançar as estrelas” e a “acreditarem em si mesmas”. 

“Autoestima” é uma mentira formada pela distorção das Escrituras. Satanás usou as Escrituras quando ele tentou Jesus no deserto; ele usa isso hoje. Ele as distorce um pouquinho para fazer delas uma meia verdade. Mas nós sabemos que tudo que é meia verdade é uma mentira, não esquecendo de Abraão e Sara (“ela é minha irmã” (Gênesis 12:19)). 

“Ame a seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:39). Aqueles que são formados em psicologia tentarão dizer que esse versículo significa que você tem que amar a si mesmo antes que você possa amar a alguém. Em outras palavras, “amor próprio” é necessário em primeiro lugar porque alguns de nós, ou a maioria de nós, odiamos a nós mesmos. Isso é uma Verdade ou uma mentira? Isso é mentira! Por que? Porque isso contradiz a Palavra de Deus. “Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida...” (Ef 5:29). 

Jesus nos ensina que aqueles que forem humildes serão abençoados. Nós devemos considerar os outros mais importantes que nós mesmos. Aqueles que consideram ou ameaçam suicidar-se escutam o mundo dizer que eles odeiam a si mesmos, mas isso contradiz a Palavra de Deus. Lembre-se, Deus disse, “ninguém odiou a sua própria carne”! Aqueles que querem cometer suicídio não querem mais sentir dor. Satanás os cega com o sofrimento até que eles não consigam mais pensar claramente. Se há um “espírito de morte” em seu lar, descubra se esse pecado foi passado por um membro da família. Uma pessoa que considera o suicídio está clamando por ajuda. Ajude-a com amor e conforto. Satanás quer que eles se sintam desesperançados – dê a eles esperança! (Veja o capítulo 10, “Várias Provações”). E então, encoraje-os a orarem com “ações de graça”, agradecendo a Deus por tudo, incluindo as provações, “sabendo que tudo coopera para o bem” (Romanos 8:28). 

Egoísmo ou vaidade. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2:3-4). “Bem-aventurados os humildes [gentis, mansos], pois eles receberão a terra por herança.” (Mt 5:5). Estes versículos das Escrituras são tão diferentes da forma que os Cristãos falam hoje em dia devido a influência da psicologia entre os crentes. Se essa condescendência com a Palavra de Deus não te faz estremecer, saiba que deveria! 

Os últimos serão os primeiros. Muitos ensinam a seus filhos que ser o primeiro deve ser o objetivo deles e que não conseguiremos agradar a ninguém se não agradarmos a nós mesmos primeiro. A Verdade é, “Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”. (Mateus 19:30). “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”. (Marcos 9:35). Ajude seus filhos a alcançarem um comportamento igual ao de Cristo, compartilhando esses versículos, ao invés de erroneamente repetir os clichês do mundo que temos escutado! 

O mundo nos diz para falarmos bem de nós mesmos, mas Jesus disse, “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12). 

Aprenda com Nabucodonosor – seu neto não aprendeu. Nabucodonosor (veja as Escrituras no início dessa parte), que tinha orgulho de seu poder e riqueza, foi transformado em gado do campo e feito para comer grama. Ainda assim seu neto preferiu exaltar a si mesmo, “Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso. Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus...” (Dn 5:22-23). 

Orgulho é ruim – ele fará com que Deus te humilhe. Você pode achar que algumas coisas pelas quais você está passando são humilhantes, mas Deus permite que isso aconteça para o seu bem. Ele não quer te humilhar; Ele quer que você seja humilde. “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos...o orgulho.” (Marcos 7:21-22). “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai , mas do mundo. (1 Jo 2:16). Orgulho não é de Deus! 

Por que te glorias? “Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E se o recebeste, por que te glorias...?” (1 Co 4:7). 

Ao invés disto, devemos morrer para nós mesmos. “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3). “...E ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Co 5:15). 

Quando nos humilhamos, Deus está livre para nos exaltar. “...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido...” (1 Pedro 5:5-6). “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes... Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará.” (Tiago 4:6, 11). “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. (Filipenses 4:13). Exalte Cristo acima de si mesmo. 

Jesus deve ser nosso exemplo sempre, e em todas as coisas, pela forma como Ele andou nesta terra. “. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (humildade) que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a Si mesmo, (...) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome “ (Fp 2:5-9). 

O que fazer se temos sido orgulhosos? 

Aprendam do Senhor. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração...” (Mateus 11:29). 

Gloriar-se no Senhor. “Contudo, quem se gloriar, glorie-se no Senhor”, pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.” (2 Co 10:17-18). 

Não se vanglorie. “Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.” (Pr 27:2). 

E se você não se humilhar? 

Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião.” (Is 5:21). 

“Você conhece alguém que se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele.” (Pv 26:12). 

“Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” (Gl 6:3). 

“Aliás, Deus não escuta a vã súplica que fazem; o Todo-Poderoso não lhes dá atenção.” (Jó 35:13). 

“O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará. Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.” (Pv 28:25-26). 

“Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus. ’” (Lc16:15). “E Ele os humilhou e os deixou passar fome...” (Dt 8:3). 

Você viu em alguma parte das Escrituras Deus nos ensinado a construir a nossa autoestima? Você é capaz de achar nas Escrituras algum versículo onde Deus nos diz para ensinarmos os nossos filhos a terem autoestima? Devemos nos orgulhar do que temos feito, criado ou alcançado? O que os nossos elogios irão causar aos outros, especialmente aos nossos filhos? 

Como Começamos a Mudar? 

Confesse seus pecados. “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.” (Tg 5:16). Ore por uma oportunidade de conversar com sua esposa a fim de pedir perdão por sua ira. Não fique dando voltas, se justificando ou culpando a ela por sua ira. Apenas diga honestamente que Deus te convenceu de estar sendo irado e contencioso. Diga a ela que com a ajuda do Senhor você pode mudar. Dê um beijo nela e vá pedir perdão aos seus filhos e explique-lhes como Deus irá te ajudar a mudar. Todas as vezes em que você explodir, confesse diante daqueles que foram feridos por sua fúria. Continue pedindo perdão. 

Reconcilia-te primeiro. Se você não se sente “guiado” a ir e acertar as coisas com sua esposa e com os seus filhos, não volte para a sua igreja. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta” (Mateus 5:23-24). 

Graça ao humilde. Humilhe-se; não fique muito orgulhoso de admitir que é um homem irado. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que Ele a seu tempo vos exalte” (1 Pedro 5:5-6). Tropeços. Esse versículo separa os homens dos moleques, ou, na verdade, os justos dos injustos. Qual deles você irá provar que é? “Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade.” (Pv 24:16). Você ainda tropeçará mesmo depois de se humilhar e confessar as suas falhas passadas. “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.” (1 Co 10:12). A única forma de ser vitorioso é continuar se levantando e confessando vez após vez. Cada confissão trará mais humildade e, portanto, mais graça irá abundar. Isso o levará à vitória sobre essa área de pecado em sua vida. 

Comprometimento pessoal: Abandonar meu comportamento irado. “ Baseado no que aprendi da Palavra de Deus, eu me comprometo a me recusar a dar desculpas para a minha ira e culpar aos outros por ela. Eu me comprometo a renovar minha mente diariamente e a ser um praticante da Palavra abandonando o meu comportamento irado.” 

Junte-se a Vitória! Não assista apenas. Jornada de Restauração não é um esporte para ficar apenas assistindo! Derrame o seu coração em cada Lição!
Por favor, comece a DOCUMENTAR, tendo o SENHOR em mente, sobre o que você aprendeu todos os dias pelos próximos 30 Dias para "Restaurar Seu Casamento".

Quanto mais você derramar o seu coração nos formulários, mais Deus e nós poderemos ajudá-lo. Esses formulários o ajudarão a manter o histórico. CLIQUE AQUI