Desde o início deste ano, temos aprendido os diferentes princípios para descobrir as bênçãos em 2020. Vamos tirar um momento para revê-los:
Princípio # 1 Deus QUER Abençoá-lo!
Princípio # 2 Sofrimento e Tristeza nos ajudam a obter a maturidade para desfrutar a bênção!
Princípio # 3 Para ser abençoado, você deve amá-Lo o bastante para obedecê-Lo.
Princípio # 4 - Para sermos abençoados, nós devemos meditar em Sua Palavra.
Princípio # 5 Devemos ter uma mente com propósito
Hoje vamos discutir um princípio que irá bloquear as bênçãos que Deus tem para nós:
Princípio # 6 Devemos parar de fazer o que SABEMOS que é errado.
Há tantos de nós que sofrem com o problema de fazer o que SABEMOS que é errado, mas achamos que não somos capazes de lutar contra a tentação.
Até mesmo o apóstolo Paulo descobriu que era incapaz de fazer o que ele queria fazer, mas fazia o que ele NÃO queria fazer. Tanta era sua dor que ele gritou em Romanos 7:24, "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”
Na semana passada, eu fui levada a visitar uma amiga querida de nossa igreja que tem um casamento restaurado. Planejando fazer uma curta visita, o Senhor me manteve lá por um longo tempo — passando algumas horas com ela, porque o carro que eu estava dirigindo perdeu a direção hidráulica. O Senhor marcou aquele compromisso divino para mim e Ele usou o problema no meu carro para me manter lá durante o período de tempo que ele quis.
Quando eu cheguei, assim que ficamos a sós, minha amiga também, como Paulo, chorou comigo dizendo que algo estava terrivelmente errado! Ela não era mais aquela pessoa que permitiu que Deus restaurasse o seu casamento. Em vez disso, ela havia se tornado como Paulo e “era incapaz de fazer o que queria fazer e fazia o que NÃO queria fazer.” A sua “velha eu” estava de volta!!
Quando tive um momento a sós, eu pedi ao Senhor a sabedoria que Ele gostaria que eu desse para ela. Surpreendentemente, no momento em que eu voltei para a sala, antes mesmo que eu tivesse a chance de dizer qualquer coisa, ela deixou escapar: "Eu quería falar com você sobre o jejum." Bem, essa foi a palavra do Senhor. O jejum.
Não há nada mais poderoso para a destruição das fortalezas e para obter avanços, MATANDO a carne, do que o jejum! Esta não é a única solução, mas é uma grande parte disso e, muitas vezes, é por onde Ele começa.
Em primeiro lugar, eu disse a ela, como eu estou lhe dizendo, que o Senhor quer mostrar a TODOS nós que "sem Ele não podemos fazer nada!" (João 15:5) O Senhor gosta de nos mostrar que Ele quer que confiemos Nele e que não façamos nada sem Ele.
O apóstolo Paulo continuou dizendo (quando clamou dizendo que ele fazia o que ele não queria fazer, mas mesmo assim fazia) que a solução era entender a diferença entre o espírito e a carne. Para entender isso completamente, eu espero que você separe um tempo para ler esses dois versos, que eu adicionei os paralelos em: Gálatas 5:17 e Romanos 8:5 .
O mais importante de tudo isto é que nenhum de nós pode mudar a nós mesmos. Somos transformados apenas pela forma que Deus trabalha "em nós". Além de permitir que Deus trabalhe em nós, nós trabalhamos com Ele, MATANDO a carne através do jejum. O jejum é uma maneira do crente que quer crescer em Deus matar a carne e avançar nas coisas do espírito.
Quase um ano atrás, quando eu estava buscando ao Senhor Ele me lembrou (sempre gentilmente) que eu não estava em jejuando regularmente. Me arrependi diante Dele, e em seguida, para a Presidente da Comunhão da Restauração na época. Era verdade que eu não tinha conseguido jejuar regularmente como nós encorajamos todos vocês a fazerem. E uma vez que você não jejua com regularidade, é tão fácil deixar isso de lado, e às vezes por um bom tempo, como foi o meu caso.
Com o jejum eu comecei a avançar espiritualmente. Quando nós passamos fome ou deixamos de alimentar a carne, então ela começa a perder força. E, ao mesmo tempo, o nosso espírito ganha a força.
Além do jejum, eu mostrei à minha amiga o versículo em Isaías 58:6, que diz: "Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?" Eu compartilhei que, recentemente, o Senhor me levou a "escolher" quais os laços de maldade que eu queria me libertar, que ataduras de jugo eu queria que Ele desfizesse, e de qual opressão eu queria ser liberta. Este jejum que eu escolhi era necessário para quebrar todos os jugos [escravizadores] que tomavam conta de mim!
Eu confidenciei a minha amiga que minhas "escolhas" para os meus jejuns foram o medo, a intimidação, a condenação, a culpa e a vergonha — que (na época) estava percorrendo a minha vida, e brincando com as minhas emoções.
Todos os membros da nossa Comunhão da Restauração devem BD sobre o jejum de pelo menos dois dias por semana, e deve comprometer-se a fazê-lo para sempre, até, e sobretudo depois, da sua restauração. Busque a Deus por sabedoria para saber o que você deve "escolher" para quebrar durante o seu jejum.
No entanto, tenha em mente que, mesmo quando vocês estão em jejum, se, quando forem tentados, vocês simplesmente "cederem" à tentação, então vocês estarão fazendo exatamente o oposto de morrer de fome para MATAR a carne; vocês, em vez disso, estarão ALIMENTANDO sua carne.
Alimentar a sua carne irá lhe diminuir muito espiritualmente. Isso resultará em mais e mais tentações se sobrepondo, até que você começará a retroceder. Cada vez que você "ceder" à tentação, a carne é fortalecida, porque você "a alimentou". Então, quando uma outra tentação vem até você, muitas vezes, sua força espiritual estará tão enfraquecida que você cairá na tentação vez após vez, o que resultará em um espírito mais fraco e uma carne ainda mais forte.
Então, para realmente MATAR a carne você precisa JEJUAR até que você esteja fisicamente fraco, mas forte espiritualmente! E quando você estiver fisicamente fraco, você irá descobrir que é muito mais fácil se recusar a "ceder" à tentação. Ouvi Joyce Meyer dizer que ela tinha um tremendo problema com a sua boca e que ela resolveu "enfiar uma toalha em sua boca e correr pelo corredor, para que ela não dissesse algo que não deveria para Dave!"
Então, de volta a 2004, quando escrevi pela primeira vez esta série, eu fiz uma lista de algumas coisas que eu vi muitos dos nossos membros fazerem, coisas que não só inibiram a sua restauração, mas também estavam alimentando a carne, fazendo com que eles perdessem as Sua bênçãos:
1- Discutir. Mesmo que muitas de vocês já tenham parado de discutir com o seu cônjuge, vocês continuam discutindo com as outras. Em vez disso, lembre-se que somos chamados a viver em harmonia (veja 1Pe 2:8) e sermos concordantes (veja Mt 5:25).
2- Pare de fazer perguntas. Se você ainda pergunta ao seu cônjuge, ao seu parceiro de encorajamento, ao nosso ministério ou a qualquer outra pessoa que você pensa que pode ajudá-lo a encontrar as respostas, então você não confiou em Deus para dar-lhe sabedoria (Tg 1:5), e nem permitiu que o Senhor o guie. Se você se voltar para Ele, Ele continuamente irá guiá-lo desde que você pare de "se apoiar " em seu próprio entendimento, e reconheça (Pv 3:5-6) que só ELE sabe o caminho que você deve seguir ao longo de sua Jornada de Restauração.
3- Pare de pedir coisas. O Único que pode satisfazer TODAS as suas necessidades (Fl 4:19) é Deus. Ele deu o Seu Filho para estar com você (Mt 28:20). Confie em mim, você nunca estará satisfeito com amor e companheirismo que se origina de um ser humano. E você nunca irá desfrutar as posses com as quais você foi abençoado se elas não tiverem sido dadas diretamente pelo Senhor (porque você pediu a Ele). Ele quer comunhão permanente, momento a momento com você, porque Ele te ama e promete abençoá-lo com tudo o que você necessita se você fizer Dele o primeiro em sua vida e o primeiro em seu coração. Comprometa-se a fazer isso hoje.
4- Perseguindo. Muitos de vocês ainda não deixaram ir. Eu sei disso, seus amigos sabem disso, e seu cônjuge sabe disso também. Infelizmente, você ainda não sabe disso e continua a negar. Se você ainda come, dorme, pensa e fala sobre o seu cônjuge (o que ele ou ela está fazendo, sentindo, etc., etc.) você simplesmente não o(a) deixou ir. Nós vemos isto na forma como você preenche seus formulários. Mesmo que vocês tenham dito ao seus cônjuges que eles estão livres, você nunca estará livre até que você deixe ir. Confie em mim e em todos que já experimentaram um casamento restaurado — existe essa liberdade ao permitir que o Senhor torne-se TUDO o que você precisa! Ele lhe livrará do medo, da intimidação, do pavor e da escravidão da necessidade de precisar de seu cônjuge em casa. E, é esta a liberdade que Deus precisa, para que possa trabalhar e completar a sua restauração.
Faça um novo compromisso esta semana para buscar o Senhor mais plenamente, durante o jejum. E certifique-se de deixar ir e entregar o seu cônjuge a Ele. Se você não sabe como fazê-lo, basta pedir ao Senhor para fazê-lo. Torne-se completamente e totalmente dependente de Deus para tudo. E, se você tem falhado em seu desejo de jejuar, faça um novo começo para isto nesta semana, começando a BD por sabedoria para saber o que o estava impedido no passado. Se você continuar a falhar, ou se você tiver problemas por causa de dores de cabeça ou da sua saúde, fale com o Senhor sobre isto. Deixe que Ele torne o caminho mais reto e mais fácil para que Ele possa guiá-lo a alcançar a vitória sobre sua carne, e então começar a ser conduzido pelo Espírito.