.

"Seu Primeiro Amor"

“Contra você, porém, tenho isto:
você abandonou o seu primeiro amor.”
— Apocalipse 2:4

PTG_WM_FrontCover

Você abandonou o seu primeiro amor? Quem é o seu primeiro amor? Seu primeiro amor é a sua esposa, seu trabalho, seus hobbies, seus filhos ou o esporte? Quem ou o que é realmente o primeiro em sua vida? “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt. 10:37). A Escritura em Apocalipse diz: “Tenho, porém contra ti, que abandonaste teu primeiro amor” (Ap 2:4). 

O que o Senhor está nos dizendo? Ele está dizendo que toda vez que você colocar alguém ou alguma coisa à frente do seu amor ou da sua relação com Ele, você não é digno do Seu amor. 

Busque primeiro. Você tem que colocar o Senhor primeiro em suas prioridades, primeiro em seu dia e primeiro em seu coração. “Mas buscai primeiro Seu reino e Sua justiça; e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33). O que é a primeira coisa que você faz todas as manhãs? O que você deveria fazer primeiro? Faça estas perguntas a si mesmo: “As coisas que estou fazendo têm valor eterno? O que farei hoje para expandir o Seu reino? Eu busco a Sua justiça?” Lembre-se, nossa justiça é como trapos imundos. (Is 64:6). 

O que acontece quando colocamos alguém à frente do Senhor? O que Ele faz para nos trazer de volta para um relacionamento amoroso com Ele? “Apartaste de mim os meus conhecidos e me fizeste objeto de abominação para com eles. Para longe de mim afastaste amigo e companheiro; os meus conhecidos são trevas” (Sl. 88: 8, 18). Alguns homens perderam suas esposas para outros homens, perderam seus filhos e seu trabalhos. 

A quem você quer agradar? Nosso objetivo deve ser agradar ao Senhor em vez de agradar as nossas esposas ou qualquer outra pessoa em nossas vidas. “Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele” (Pv. 16:7). “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl. 37:4). 

Por que não tentar agradar a minha esposa? Esse foi o primeiro erro do homem. Vamos ver alguns fatos bíblicos: “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” (Gn 3:6). Por que Adão comeu o fruto sabendo que era errado? 

O homem pecou sabendo. Adão ouvia diretamente de Deus. Em Gênesis 2:17, Deus ordenou ao homem que não comesse do fruto. A mulher não tinha então sido criada até a passagem em Gênesis 2:22. Nunca vimos Deus dando ordens a Eva diretamente. Ela foi enganada; Adão pecou sabendo. 

A mulher foi criada para o homem. Deus deu a Adão domínio sobre todos os seres vivos do jardim, incluindo Eva. Ela foi criada para Adão e não o contrário. “o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.” (1 Cor 11:9). “Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”’ (Gen 2:18). 

Adão não impediu Eva, muito embora ele estivesse com ela. “... tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” (Gn 3:6). Por que? Por que ele também comeu o fruto? Será que Adão estava tentando agradar a Eva? Talvez ele quisesse apenas deixá-la fazer o que ela queria, mesmo que em seu coração soubesse que era um erro? E você? Você faz coisas para agradar a sua esposa sem parar para considerar o que Deus pensa sobre aquilo? Muitas vezes você deixa sua esposa (ou seus filhos) fazerem coisas que seu coração te diz que não estão certas? 

O que um homem frequentemente faz quando as coisas dão errado? Quando descoberto, o que Adão fez? “Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”’ (Gn 3:12). Ele culpou a Eva. A culpa foi dela! O ponto principal é que ele culpou também a Deus! Não resta dúvidas de que Eva errou em comer o fruto. Mas por que ela não foi culpada pela queda do homem se foi ela quem comeu primeiro e depois deu o fruto a Adão? Por que o pecado não foi transmitido através dela? “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12). 

Eva foi enganada, mas Adão pecou com conhecimento. Adão foi, no fim, responsabilizado diante de Deus. “E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual ordenei a você que não comesse...”’ (Gn 3:17). Homens, no fim das contas, nós somos responsáveis diante de Deus quando “damos ouvidos às nossas mulheres” e isso é o oposto do que sabíamos ser o certo. Quando a voz de Deus diz uma outra coisa, ou Ele nos guia de outra forma, temos que nos mover na direção certa. O ponto chave é fazermos o que é correto. “A nossa maneira” ou “a maneira dela” não importa; tem que ser a maneira do Senhor. 

Devemos ser os protetores de nossas esposas. Fomos colocados em posição de autoridade sobre nossas esposas para a proteção delas, ainda que muitas vezes elas sintam que isso seja uma maldição! Porque foi a mulher quem foi enganada, Deus sentiu que ela não estava segura contra as ciladas enganadoras de Satanás e assim designou o homem para governar sobre ela. Mais uma vez, é contra o engano que precisamos proteger nossas esposas. “E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, se tornou transgressora.” (1 Tm 2:14). Como maridos e líderes de nossos lares, devemos proteger nossas esposas espiritualmente. 

Proteção Espiritual 

Mulheres na igreja. “Permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” (1 Co 14:34-35). Por que as igrejas e os seminários Cristãos parecem atrair mais mulheres do que homens? Onde estão os homens? Se eles não frequentam as igrejas, quem então está liderando? Homens, nós somos capazes de responder as perguntas espirituais das nossas esposas? Talvez elas não estejam nos fazendo perguntas devido ao exemplo fraco que estabelecemos como líderes Cristãos. 

Mulheres mais velhas encorajando as mais jovens. Mulheres precisam ficar em seus lares ensinando e encorajando mulheres mais jovens e não em liderança nas igrejas. “Mulheres mais velhas... orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” (Tt 2:3). 

Conquistam mulheres instáveis. Quem está ensinando a sua mulher? Uma outra mulher ou um outro homem? O que tem sido ensinado a ela? Coisas que você deveria estar ensinando? “São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.” (2 Tm 3:6-7). Certamente existem coisas que sua esposa precisa aprender com outras mulheres mais velhas, como as citadas em Tito 2: 3-5, mas o marido deve ensinar a esposa e ser o líder espiritual no casamento. Você está preparado para este desafio? Você passou o seu papel de líder espiritual para o professor de estudo bíblico ou para o seu pregador dominical? 

Mulheres frágeis?!! Se um pregador se levantasse no púlpito e insinuasse que as mulheres são frágeis possivelmente a igreja ficaria dividida. O movimento feminista nos doutrinou tanto que nos sentimos ofendidos com uma insinuação dessas. Contudo a Palavra de Deus diz em 1 Pedro 3:7, “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil...”. Devemos negar a forma como Deus criou a mulher? Se assim fizermos, vamos também tratá-la como uma igual – igualmente forte! Mas a Palavra de Deus diz que devemos viver com ela de forma diferente, “sendo sábios no convívio e tratando-a como a parte mais frágil.” 

Honrá-la como coerdeira. Se a sua esposa é a parte mais frágil, isso a torna menor no reino de Deus? Vamos ler o versículo inteiro: “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coerdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.” (1 Pe 3:7). Deus também nos diz qual é a punição por não honrarmos as nossas esposas – nossas orações serão interrompidas, se não tivermos sabedoria no convívio com ela como parte mais frágil porque ela é uma mulher! 

Vestida como uma prostituta. “A mulher veio então ao seu encontro, vestida como prostituta, cheia de astúcia no coração. Ela é espalhafatosa e provocadora, seus pés nunca param em casa; uma hora na rua, outra nas praças, em cada esquina fica à espreita.” (Pv 7:10-12). Homens, vocês permitem que suas filhas se vistam como prostitutas? Você pede a sua esposa que se vista assim, talvez entre quatro paredes, para satisfazer a luxúria da carne que foi acesa durante seu tempo de namoro? Você a pressiona para parecer e agir como aquelas mulheres das revistas que você cobiçava antes de se tornar um Cristão? 

Preso pelas cordas do seu pecado. Você ainda está preso pelas cordas do seu pecado? “As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado. Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez.” (Pv 5:22-23). Homens, vocês precisam se acertar diante de Deus. O versículo anterior a este diz, “O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.” (Pv 5:21). Acerte-se diante do Senhor. Pense sobre confessar a um outro irmão Cristão e pedir que ele ore por você. “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Passe a tratar a sua esposa da forma como Deus planejou e liberte-a dos seus pecados passados. 

Me casei com uma prostituta. Talvez você vá dizer que ela era uma prostituta quando se casaram. Uma vez que você se acertar com o Senhor compartilhe com ela a sua confissão. Isso pode levá-la a se arrepender também. “Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.” (1 Co 7:14). “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” (Ef 5:25-27). Deus pode dar um novo começo a vocês dois. Vá até Ele, confesse, se arrependa e comece novamente. 

Conhecedores do bem e do mal. “Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal’. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” (Gn 3: 4-6). Você quer que as suas filhas conheçam o bem e o mal? As mulheres parecem ser especialmente atraídas pela busca de conhecimento. Mas as Escrituras nos dizem que, por ter sido enganada pela serpente, a mulher precisa da proteção do homem. Devemos mandar nossas filhas para a faculdade onde elas receberão o conhecimento do bem e do mal? Qual é a finalidade de se enviar uma filha para a faculdade? Quais poderiam ser as consequências dessa decisão? Esta é uma decisão que deve ser pesada e deve se orar fervorosamente a respeito dela porque o futuro de sua filha está em suas mãos. E os seus filhos? Eles devem ir para a faculdade? 

Educação superior. Charles Darwin se formou em Teologia na faculdade Bíblica (a única graduação que ele obteve), mas após ler um livro de Charles Lawton, sua fé foi destruída. Todos sabemos da destruição que Darwin causou na fé de outros. Podemos então justificar alguém ir em busca de “educação superior” somente para ser doutrinado em maldades e mentiras? Deus nos diz exatamente o que fazer quando confrontados com o mal. “Afaste-se do mal e faça o bem” (1 Pe 3:11). 

Coisa má. Deus nos diz em Salmos 101:3, “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.” Há algo muito interessante nesse versículo. Você percebeu? O somente colocar coisas más diante de nós pode nos fazer “cair”! Isso pode ter algo a ver com o motivo de haver tanta rebelião em nossos filhos que são ensinados, dia após dia, coisas inúteis, mentiras e maldades? Como líderes dos nossos lares, e como aqueles que serão responsabilizados diante do Senhor, Deus nos encarregou de proteger nossas famílias. Deveríamos repensar a nossa decisão de enviar nossos filhos para qualquer escola que ensine coisas inúteis e más. E falando em coisas inúteis, o Salmista poderia estar profetizando sobre a televisão, filmes e videogames? Estamos protegendo as nossas famílias e a nós mesmos dessas coisas que podem nos afastar de Deus? 

Esposas voltando para a faculdade. E a respeito das nossas esposas voltarem para a faculdade? Por que elas estão voltando? Algumas querem ir porque estão entediadas. Muitas querem terminar suas graduações, e algumas que estão em empregos subalternos querem conseguir posições melhores. Muitas apenas gostam de estudar. Mas tantas mulheres que vieram a este Ministério contam como caíram em adultério no local de trabalhou ou na faculdade, e eram todas Cristãs! Muitas, após terem estado nos campuses, se tornaram insatisfeitas com suas vidas no lar e acabaram tendo conflitos mentais e emocionais. “Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (Tg 1:7-8). “Contudo, o irmão de condição humilde deve gloriar-se em sua dignidade. O irmão rico deve orgulhar-se em sua pequenez, pois ele também “passará como a erva do campo.” (Tg 1:9-10). “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom.” (Mt 6:24). (Em grego, mamom significa confiança, ou seja, a riqueza personificada.) 

Talentos para glorificar a Deus. Se sua esposa se sente sufocada em sua presente condição, pode ser que ela precise de encorajamento e tempo para obter um aprendizado que no fim irá “glorificar a Deus”. Há talentos que são encontrados na mulher descrita em Provérbios 31. Há também uma lista em Tito 2. Quais são os dons e talentos da sua esposa? Certifique-se de que você como marido permita e a encoraje a usar ou aprender os talentos que lhe capacitarão a ensinar suas filhas ou outras mulheres. Você tem criticado ou zombado das tentativas dela em tentar uma nova receita ou fazer um pão? Você debocha das criações dela quando ela tenta costurar? Talvez você tenha sido tolo o suficiente de dizer a ela que teria sido muito mais barato comprar algo pronto. Qual foi a sua reação diante do novo arranjo que ela fez para a porta da frente ou a forma como ela arrumou os móveis? Você agradece a ela pelo tempo e esforço necessários para procurar liquidações e preços baixos que economizem dinheiro para a sua família? 

Busque o amor. Você pode achar que ela está desperdiçando tempo e dinheiro fazendo essas coisas. Ela pode até estar, mas existe uma forma amorosa de lidar com todas as coisas. Lembre-se, “O amor nunca falha”! (1 Co 13:8). Fale com bondade e dê a ela uma quantia específica de dinheiro para usar quando fizer compras. Encoraje-a a encontrar mulheres que ela sabe que podem ensiná-la algumas das coisas que ela precisa aprender, como costurar, cozinhar e decorar. Mais uma vez, lembre-se de dar a ela um orçamento de tempo e dinheiro. Mulheres são naturalmente criativas e amam um desafio. Se você tem sido excessivamente rígido ou mesquinho por causa dos erros passados dela, dê-lhe um pouco de liberdade. Se ela teve permissão para correr livre e não demonstrou responsabilidade, aperte um pouquinho e comece a proteger. Se não fizer isso, você estará instilando independência e rebelião em suas filhas. 

Causa de tropeço. As mulheres também invejam aquelas outras que conseguem sair impunes de todas as situações; não faça com que outros tropecem porque você é muito preguiçoso ou muito fraco para lidar com possíveis conflitos. “Seria melhor que tal pessoa fosse atirada ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que induzir um destes pequeninos a pecar.” (Lc 17:2). 

Refreá-la? Você pode estar dizendo, “Você não conhece minha esposa! Eu nunca poderia tomar a frente no meu lar!” Deus conhece sua esposa. “A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso; detê-la é como deter o vento, como apanhar óleo com a mão.” (Pv 27:15-16). Mas homens, é hora de tomar o controle dos nossos lares, dos nossos filhos, e do nosso país. Se fizermos o que é certo e deixarmos Deus lidar com as reações de nossas esposas, poderemos mudar as coisas em nossos lares. Lembre-se de que seremos responsabilizados pelo que fazemos e pelo que não fazemos. Sua esposa será responsabilizada por se submeter a Deus. Permanecer firme em nossa fé e fazer tudo com amor fará toda a diferença. “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.” (1 Co 16:13). 

Se Você Me Ama 

Depois de colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, e começar a obedecer a Palavra Dele, então você deve lançar para longe a falsa doutrina que diz, “Você é salvo pela graça, então não tem problema pecar. Não estamos mais embaixo da Lei.” Vamos buscar as Escrituras: Suas obras O negam? “Eles professam conhecer a Deus; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.” (Tt. 1:16). 

Você faz o que Sua Palavra manda? “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc. 6:46). 

Permaneceremos no pecado? “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Rm 6:1-2). 

Fé sem obras é morta. “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” . . . “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg. 2:14;26). 

Eu nunca te conheci. Muitos acreditam que podemos viver da forma que quisermos e depois entramos no paraíso quando morrermos; isso simplesmente não é verdade. “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci; apartai- vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt. 7:22-23). 

Confesse seus pecados. Se você continua a pecar, achando que está salvo pela graça enquanto caminha em desobediência, faça o que diz as Escrituras: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes sarados” (Tg. 5:16). 

Obediência à Sua Palavra 

“A Sabedoria clama na rua, nas praças, levanta a voz; nas esquinas movimentadas ela grita, à entrada das portas nas cidades profere as suas palavras: até quando, ó néscios, amareis a estupidez? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.” Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar- me-ão, porém não me hão de achar. Porque aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Pv. 1:20-33). 

Obediência vem do coração. “...viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues” (Rm 6:17). E novamente, “...porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1Sm. 16:7). 

Obediência precisa ser provada. “Não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos.” (1Pe. 4:12). 

Obediência purifica sua alma. “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade” (1Pe. 1:22). 

Obediência dá testemunho de quem é seu Pai. “Daí ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante” (Jr. 7:23-24). 

Sua desobediência realmente louva o perverso. “Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele” (Pv. 28:4). 

As orações do desobediente não são ouvidas. “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” (Pv. 28:9). 

Nosso Exemplo é Cristo 

Ele foi obediente até à morte. “A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fl. 2:7). Aprendeu obediência. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb. 5:8). 

Ele foi obediente e submisso à Sua autoridade. “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres...Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade” (Mt. 26:39, 42). 

O segredo para o sucesso. “Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a Sua aliança e os Seus testemunhos. Por amor do Teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, pois é grande. Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem e a sua semente herdará a terra. O segredo do Senhor é com aqueles que O temem “ (Salmos 25:10-14). 

Loucura para ele. Você pode estar tendo problemas para entender tudo o que as Escrituras dizem, mas eu garanto que você nunca irá entendê-las até que primeiro as obedeça. “Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas” (1Co. 2:14-15). 

Autocondenação. Infelizmente, a maioria contesta ou questiona o verdadeiro significado das Escrituras, o que Deus diz que é para sua própria destruição. “Evita discussões insensatas, genealogias, e contendas, e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida e vive pecando, e por si mesma está condenada” (Tt. 3:9-11). 

Desviando-se para as fábulas. Ao invés de procurarmos a Verdade, queremos que outros concordem com nossos planos, ideias ou decisões erradas. “Sentindo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças; e se entregarão às fábulas” (2Tm. 4:3-4). 

Obediência para Sermos Salvos de Nossas Provações 

Lembre-se que apenas os livres de culpas serão salvos. “Aquele que anda em integridade será salvo, mas o perverso em seus caminhos cairá logo” (Pv. 28:18). 

Deus observa e abençoa o que você faz. “Pois a cada um retribuis segundo as suas obras” (Sl. 62:12). 

Cuidado com a insensatez. “E que jamais caiam em insensatez. Próxima está a salvação dos que O temem.” (Sl. 85:8-9). 

A sabedoria é necessária. “Aquele que anda em sabedoria será salvo.” (Pv. 28:26). 

Ouça e tema. “O que despreza a Palavra a ela se apenhora, mas o que teme o mandamento será galardoado.” (Pv. 13:13). 

Busque e siga a sabedoria. “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.” (Pv. 28:26). 

Tenha autodisciplina em sua obediência à Palavra Dele. “Não sejam como o cavalo ou o burro, que, por não terem entendimento, precisam ser controlados com freios e rédeas; caso contrário não obedecem.” (Pv 32:9). 

Se você não obedecer, Ele irá te disciplinar. “O Senhor me castigou severamente, mas não me entregou à morte. Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do Senhor” (Sl. 118: 18,17). 

Deus é fiel à Sua Palavra. “Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade” (Sl. 89:30- 32). 

Vamos todos abaixar nossas cabeças e orar em voz alta o Salmo 51: “Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não retires de mim o Teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” 

Que Deus esteja com você enquanto você se empenha para ser mais parecido com Cristo! 

Compromisso pessoal de colocar o Senhor o primeiro em minha vida: “Baseado no que aprendi nas Escrituras, eu me comprometo a buscar primeiro o Seu reino e Sua justiça. Eu mostrarei ao Senhor, e aos outros, meu comprometimento a Ele através da minha obediência à Sua Palavra.” 

Junte-se a Vitória! Não assista apenas. Jornada de Restauração não é um esporte para ficar apenas assistindo! Derrame o seu coração em cada Lição!
Por favor, comece a DOCUMENTAR, tendo o SENHOR em mente, sobre o que você aprendeu todos os dias pelos próximos 30 Dias para "Restaurar Seu Casamento".

Quanto mais você derramar o seu coração nos formulários, mais Deus e nós poderemos ajudá-lo. Esses formulários o ajudarão a manter o histórico. CLIQUE AQUI

Stay Encouraged Blog!

Sign up to receive awesome content in your inbox, every week on Monday.

!!Please remember to check your inbox or spam to confirm your subscription!!

We don’t spam!!